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Conectando gerações: já pensou em usar a nostalgia na sua comunicação?

Quem nunca refletiu sobre o passado e relembrou bons momentos vividos com seus familiares, amigos, colegas de trabalho… e até desejou voltar no tempo?

Pois bem, essa saudade de épocas passadas, e a vontade de revivê-las é a famosa nostalgia. Pense, por exemplo, nas festas cujo tema são as décadas e os hits do passado.

E não é novidade que essa tendência vem ganhando força nos últimos anos, principalmente na indústria audiovisual. Filmes e séries considerados clássicos dos anos 80 e 90 têm recebido remakes e reboots, voltados a despertar a nostalgia nos jovens adultos que assistiram à produção enquanto crianças e agora tem seus próprios filhos. Dessa forma, há a tentativa de recriar um momento agradável em família, despertar uma memória ou construir uma nova.

Segundo pesquisa do Guia dos Melhores, plataforma de avaliação de produtos online, 83% dos entrevistados afirmam possuir uma conexão emocional com produtos dos anos 80, 90 e 2000. Desse total, 49% disseram que consomem esses itens.

Daí a ideia de aproveitar essa conexão para que sua marca ganhe também espaço no coração dos consumidores. Mas o marketing de nostalgia demanda uma estratégia sólida. Isso porque, enquanto pretende despertar um sentimento prazeroso em parte das gerações que compõem seu público-alvo, a comunicação também precisa ser interessante e chamativa para os mais novos.

De pai para filho

A partir dos anos 50, os aparelhos televisores começam a ganhar o mundo e a definir os hábitos de consumo e relações familiares. Cria-se um horário para o momento em família, em que todos estão reunidos para assistir TV. Na programação, filmes, séries, programas de auditório, futebol e, claro, propagandas.

O costume virou tradição, e a TV tornou-se um meio de criar memórias e reforçar laços.

Porém, isso tem se perdido nos últimos anos, com as crianças tendo acesso cada vez mais cedo a telas individuais e conteúdos nichados. Então, uma forma de atrair o público infantil é apelar para a nostalgia da infância dos pais, para que estes se sintam estimulados a querer reviver tais experiências com seus filhos.

Logo, uma forma de usar o marketing de nostalgia em seu negócio é associar o seu produto ou serviço a uma tradição familiar. Algo que precisa ser passado de pai para filho.

Pense na comunicação visual de marcas como as pastilhas Valda, a pomada Minâncora, o fermento em pó Royal e as linhas de produto da perfumaria Granado. Marcas consideradas “antigas”, mas que permanecem no mercado até hoje, conectando gerações.

Live Action

As grandes produtoras de cinema têm apostado em versões live action de desenhos de grande sucesso nos anos 90 e 2000.

A Disney lançou recentemente versões “em carne e osso” de Aladdin (2019), A Pequena Sereia (2023), A Bela e a Fera (2017), entre outros. O mangá (histórias em quadrinhos japonesas) One Piece, lançado originalmente em 1997 – e cuja história continua sendo contada – virou seriado com atores na Netflix. Sem falar nas trilogias de filmes da série Star Wars, que conectou três gerações com filmes lançados entre 1977 e 1983; 1999 e 2005, e 2015 e 2019!

A oportunidade do marketing de nostalgia aqui surge na medida em que dar vida a personagens e seres da ficção fortalece os laços com o público adulto e cria novos com as gerações mais jovens – que também terão suas próprias memórias e lembranças.

Além das versões live action e de novas versões de obras antigas, os reboots também estão em alta. Trata-se de reiniciar uma obra, ou seja, refazê-la como se fosse a primeira vez.

Isso ocorre para que o produto se enquadre nos valores, princípios e comportamentos atuais, como o respeito à diversidade, preservação do meio ambiente etc. Ou seja, caso o seu negócio, por algum motivo, tenha se prendido a estereótipos ou valores que não cabem mais na sociedade atual, use o marketing de nostalgia para quebrar isso e mostrar que nem tudo que é lembrado como bom realmente é.

Atualize a imagem e valores da sua marca e inspire o público mais velho a refletir e mudar e o mais novo a se inspirar em você.

Mas como colocar tudo isso em prática?

A primeira tarefa é identificar bem em qual público você deseja despertar o sentimento nostálgico. As referências de millennials, geração Z, geração Y, e baby boomers, por exemplo, podem convergir ou ser completamente diferentes!

Isso tem a ver com a definição de personas na sua estratégia de comunicação. Leia mais neste nosso artigo.

Rememorar a história da sua própria marca, e trazer momentos marcantes para a comunicação com o cliente também pode ser uma alternativa, especialmente se sua companhia já existe há alguns anos. É uma oportunidade de mostrar que o futuro pode ser tão brilhante como o passado.

Se precisar de ajuda para elaborar as estratégias de marketing de nostalgia, conte conosco! Vamos conversar?

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