Compartilhe

Em tempos de competição acirrada, definir o tom de voz da marca é essencial – veja dicas!

O avanço rápido da globalização, a popularização das redes sociais e a disseminação de diversos canais digitais, como o e-commerce, tornam a concorrência cada dia mais acirrada. Se antes uma loja competia apenas com os estabelecimentos que vendiam os mesmos itens em seu bairro, hoje ela também deve se preocupar com as marcas que comercializam a mesma categoria de produtos online.

Então, além de produtos de qualidade, bom atendimento, preços competitivos, serviço de entrega e facilidade de pagamento, que atualmente são o must-have de qualquer negócio, as empresas precisam pensar em outras estratégias para se destacar no mercado. Uma delas é definir um tom de voz para desenvolver a personalidade da marca, o que permite uma comunicação clara e a criação de identificação com seu público-alvo.

O que é tom de voz da marca
A maioria das companhias têm a visão e a missão definidas. Porém, a personalização de uma marca vai além desses conceitos e inclui a definição de um tom de voz. Este, por sua vez, inclui a harmonia entre as palavras e atitudes para criar um discurso único independentemente do canal e do formato do conteúdo. Por exemplo, a mesma linguagem deve ser adotada nas redes sociais e nas publicidades offline.

Um tom de voz adequado aos objetivos da empresa é aquele com o qual o cliente se identifica. Portanto, é necessário conhecer o público-alvo para entender como e onde ele entra em contato com a marca. A partir daí, é possível desenvolver uma estratégia para se destacar entre milhares de postagens e propagandas que bombardeiam as pessoas diariamente.

Vale lembrar que a identificação é importante para fidelizar os clientes e construir a autoridade da marca. Por aqui, reunimos dicas para desenvolver o tom de voz da sua marca, e falar de perto com seus consumidores. Siga com a gente!

1- Crie personas
O primeiro passo para descobrir o tom de voz da marca é definir o público-alvo e os objetivos da empresa. A partir dessas informações, é necessário criar personas (representação do cliente ideal de um negócio) com nome, idade, profissão, hábitos de vida, principais dores, canais em que consome informações, forma de comunicação, tendências que acompanha e outras características que possam ser relevantes.

2- Relacione a persona com a marca
Com o perfil do cliente ideal (ou clientes ideais) em mãos, é preciso imaginar como aquela pessoa se relacionaria com a sua marca. Com base nas informações do perfil, crie hipóteses de como esse consumidor deve se sentir ao entrar em contato, como ele descreve a marca, quais outras empresas o inspiram, como ele gostaria de entrar em contato com seu negócio e outros cenários que sejam pertinentes.

3- Defina os tipos de publicação, a voz e o tom
Depois de entender quem é o cliente e como ele gostaria de interagir com a marca, é hora de determinar em quais canais a empresa estará presente e ativa. É necessário saber quais tipos de publicação causarão o maior impacto no público-alvo. Vale lembrar que, embora o tom de voz deva ser um só, é necessário adaptar o conteúdo para cada plataforma. O mesmo texto não funciona da mesma maneira no Twitter e em um anúncio no Instagram, por exemplo.

Com essas informações, é possível determinar a voz da marca, que é como a companhia vai se comunicar. Trata-se da missão da empresa, ou seja, a razão dela existir. Ela pode ser determinada por meio de adjetivos que poderiam ser atribuídos à marca, como engraçada, sincera, animada, séria e positiva.

A seguir, é necessário escolher o tom da marca, que é individual dependendo da conversa, do canal e das demais interações. Ele abrange características como claro, direto ou informativo, e deve ser autêntico, genuíno e humanizado para gerar empatia e identificação.

4- Faça testes e desenvolva um manual
Antes de colocar o tom de voz em prática, faça testes. A recomendação é criar conteúdos-chave que reflitam o padrão definido e apresentá-los a um grupo que representa as personas criadas. Depois, faça perguntas para entender o que aqueles materiais despertaram e avalie se o resultado obtido está de acordo com o esperado. Nesta etapa, faça rodadas de teste e vá lapidando a estratégia até atingir os objetivos propostos no início.

Depois que o tom de voz da marca estiver alinhado, desenvolva um manual. Ele deve ser um guia para que todos os colaboradores adotem a personalidade da marca nos diferentes pontos de contato com os clientes. É necessário criar exemplos de situações com frases, imagens e palavras que sejam adequadas à linguagem. Lembre-se que a personalidade é uma construção diária que requer consistência.

Exemplos para se inspirar!

Aff The Hype
A Aff The Hype surgiu como uma papelaria digital cuja descrição é “uma marca independente que cria produtos ranzinzas para pessoas bem-humoradas (e vice-versa)”. Neste caso, a empresa criou uma personagem, Adênia ou Moça do Marketing, que é um fantoche amarelo com humor ácido, para se comunicar com o público. O tom de voz adotado é, principalmente, divertido, direto e sarcástico.

Tanto nos conteúdos criados para as redes sociais – principal plataforma de comunicação – quanto nos produtos, a marca utiliza frases engraçadas e referências aos anos 1990, a exemplo do estilo emo e de produtos-desejo da época, como o MP3 player e o Tamagochi. Isso porque o público-alvo são os millennials, aqueles que estavam na adolescência entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000.

Além disso, Adênia estrela vídeos com situações do cotidiano e comentários “sincerões”, como um reels em que descreve a rotina do home office ou cenas de um café da manhã em que discute com a mãe sobre o Natal em família – com direito a comentários ácidos e fofocas sobre os familiares. A retratação de diálogos e pensamentos que certamente já passaram na cabeça de muitas pessoas gera identificação, aumentando o engajamento e a fidelização com a marca.

Netflix
Um dos maiores exemplos de sucesso na escolha do tom de voz é a Netflix. A empresa de streaming adota a mesma linguagem – direta, divertida e, principalmente, humanizada – nas redes sociais, no site e na publicidade offline. No Instagram e no Twitter, por exemplo, compartilha memes e imagens engraçadas para divulgar produções disponíveis na plataforma.

Outra característica é que a Netflix sempre instiga os comentários dos usuários. Seja por meio de postagens nos stories, onde pede opiniões sobre determinados acontecimentos de uma de suas produções, ou respondendo aos comentários orgânicos de seguidores.

Coca-Cola
Felicidade, empatia e simplicidade fazem parte da personalidade da Coca-Cola. Qualquer pessoa que já teve contato com algum produto, comercial ou campanha da marca pode notar ao menos duas dessas características na maneira como ela se comunica. No Instagram, por exemplo, o slogan “A Magia Acontece” está permeado por imagens de pessoas sorrindo com o refrigerante na mão em diferentes situações.

Na campanha mais recente de Dia dos Pais, a empresa publicou a foto de um pai e seu filho comendo sanduíches na traseira de um caminhão. É possível ver uma garrafa de Coca-Cola aberta em uma mesa improvisada. Então, a marca integra a campanha atual à mensagem comemorativa na legenda: “#AMagiaAcontece em todo lugar que há um pai demonstrando todo seu amor #SemPalavras [emoji de coração] Um Feliz #DiaDosPais”.

Com uma linguagem adaptada, mas passando a mesma mensagem, a empresa também criou vídeos de seis segundos para inserções comerciais. Neles, aparecem imagens de pessoas colocando uma garrafa do refrigerante em diversas superfícies. A legenda do vídeo é “É como mágica [emoji de coração] Só apoiar sua Coca-Cola para transformar qualquer lugar em uma mesa #AMagiaAcontece”.

Ficou perdido e sem saber por onde começar a definir o tom de voz da marca? A Jahe Marketing pode te ajudar!

E não esqueça de se cadastrar em nossa newsletter para se atualizar sobre os assuntos mais relevantes no mundo dos negócios, comunicação e marketing.

× Como posso te ajudar?