O Google faz parte das nossas vidas. Quando precisamos de alguma informação, automaticamente abrimos o buscador para procurar o que queremos. Sendo assim, qualquer mudança, ou não, feita pela empresa, impacta bilhões de pessoas.
Recentemente, o Google anunciou que mudou de ideia quanto ao plano de eliminar os cookies de terceiros no Google Chrome. Essa decisão, que visava reforçar a privacidade dos usuários, encontrou resistência significativa no setor de marketing digital e publicidade online. A empresa agora pretende explorar novas abordagens para lidar com a privacidade online, sem descartar completamente os cookies, o que mantém a base para a personalização de anúncios.
No entanto, o crescimento de alternativas ao uso de cookies, como a publicidade em TVs conectadas e dispositivos móveis, continua avançando, mostrando que a internet pode estar caminhando para um futuro com menos dependência de cookies tradicionais.
Mas afinal, o que são os cookies?
O termo cookie no contexto da internet se origina da expressão “magic cookie”, usada por programadores, e que significa literalmente biscoito mágico (ou bolacha mágica, não vamos entrar nessa discussão hoje!). Em computação, um “magic cookie” é pedaço de dado que um programa passa para outro, e que o segundo geralmente retorna para autenticar ou validar a si mesmo. Quando a web começou a se desenvolver, os programadores emprestaram o termo “cookie” para descrever um dado enviado por um site e armazenado no computador do usuário.
Os cookies são pequenos arquivos de texto enviados ao navegador por sites que acessamos. Eles armazenam informações sobre a sua visita, facilitando acessos futuros e personalizando a experiência online. Usados para diversos fins, como lembrar logins e preferências, esses pequenos arquivos são essenciais para o funcionamento de muitos sites e ferramentas. Além dos cookies, há outras tecnologias, como tags de pixel e identificadores únicos, que desempenham funções semelhantes.
Existem diferentes tipos de cookies. Por exemplo:
- Cookies de sessão, que expiram ao fechar o navegador
- Cookies persistentes, que permanecem no dispositivo por um tempo definido
Enquanto alguns cookies são essenciais para a funcionalidade do site, outros são utilizados para rastrear comportamentos de navegação, personalizar anúncios e gerar relatórios analíticos.
A utilização dos cookies é regulamentada por leis como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, que exige o consentimento do usuário para o uso dessas tecnologias.
Quando você acessa um site e se depara com o aviso de cookies, está sendo convidado a permitir ou negar o armazenamento dessas informações no seu dispositivo. Aceitar os cookies pode melhorar a usabilidade, como manter itens no carrinho de compras ou lembrar suas preferências de idioma. No entanto, também significa compartilhar dados de navegação, que podem ser usados por anunciantes para criar anúncios direcionados.
O consentimento é fundamental
Atualmente, não existe a possibilidade de abrir um negócio e não estar na internet ou nas redes sociais. No entanto, como já citado, a presença online da sua marca deve estar em conformidade com a LGPD. Por isso, deixe claro aos usuários quais tipos de cookies estão sendo solicitados. Dessa forma, eles terão mais confiança caso queiram, ou não, compartilhar seus dados. O consentimento é fundamental, tendo em vista que o consumidor está mais cético a confiar nas marcas.
Segundo a Pesquisa de Confiança 2024 da PwC, somente 30% dos consumidores realmente confiam nas marcas. Logo, fica claro que o público está mais cauteloso e exigente na hora de realizar uma compra online ou uma contratação de serviço. E, portanto, credibilidade, confiança e fidelização são bens cada vez mais preciosos. Abordamos este assunto recentemente em nosso hub de conteúdo.
Cookies e o marketing digital
A relação entre cookies e marketing digital é complexa. Enquanto oferecem vantagens em termos de personalização e eficiência para anunciantes e desenvolvedores, também levantam preocupações sobre privacidade. O uso consciente e responsável, aliado ao cumprimento das leis de proteção de dados, é essencial para equilibrar essa equação.
Embora o Google tenha recuado em seu plano inicial, a necessidade de alternativas mais seguras e transparentes no uso de dados é evidente. Para os consumidores, isso significa estar cada vez mais atentos aos consentimentos de cookies, garantindo maior controle sobre suas informações online.
Se você está pensando em melhorar sua estratégia de marketing e quer dar um up no seu marketing digital, a Jahe Marketing está aqui para acompanhar o seu negócio em todo esse processo. Vamos conversar?
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