A IKEA, de origem sueca, é uma das maiores empresas do mundo no segmento de móveis e produtos de decoração. Uma de suas principais bandeiras é a de ser especialista em oferecer design e conforto acessíveis à maioria das pessoas nos países onde atua. Mas a marca se destaca ainda por outra característica: a criatividade – no design de seus produtos e também de suas peças de marketing.
Em uma de suas ações recentes, a IKEA tornou-se mais uma vez inspiração para profissionais de vendas e marketing em todo o mundo, com a campanha Don’t worry, you can afford it (Não se preocupe, você pode pagar por isso, em tradução livre).
As peças (em foto e vídeo) reúnem imagens de animais de estimação e móveis e acessórios quebrados ou estragados pelos bichinhos, que olham para a câmera com a maior cara de “não sei quem fui”.
A mensagem da campanha é: você, dono de pet, pode contar com a IKEA para repor objetos danificados ou quebrados pelos bichinhos, já que nossos preços são acessíveis.
A campanha teve como país-alvo os Emirados Árabes Unidos, país que tem apresentado um aumento significativo de famílias adotando animais de estimação. Estima-se que existam hoje mais de 1,5 milhão de famílias com pets (cerca de 2 milhões de animais) – o número representa um crescimento de 30% desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020. Essa tendência também é observada em outros países do Oriente Médio, como Catar e Omã.
Mas por que essa campanha chamou tanto a nossa atenção?
O mais interessante dela, do ponto de vista do marketing, é como a IKEA foi criativa na hora de falar sobre os seus preços baixos – sem promover a ideia de que os seus produtos são de baixa qualidade.
Ao apresentar estas cenas em um ambiente aconchegante, composto por outros itens da empresa (como sofás, racks, cadeiras, entre outros) os anúncios posicionam a IKEA como uma marca de qualidade, acessível para a classe média, e que oferece um bom custo-benefício.
Além de criar uma proximidade com os consumidores, a companhia mostra como está atenta às tendências do mercado em diversos setores, deixando claro que áreas sem relação direta com seu segmento, a princípio, podem ser utilizadas para fidelizar e captar novos clientes. É o caso dos pets.
Brasil, top 3 do mercado pet | E como observamos na campanha da IKEA, mais do que nunca os animais de estimação se tornaram membros importantes nas famílias, inclusive entre as brasileiras.
Não à toa, as expressões mãe de pet e pai de pet são cada vez mais utilizadas. A pesquisa Radar Pet, realizada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), destaca o aumento do número de animais de estimação nos lares brasileiros enquanto cai a taxa de natalidade.
Segundo o estudo, 21% das casas com cachorros são de casais sem filhos, enquanto 65% são de casas com filhos. Entre as casas com gatos, 25% já pertencem a casais sem filhos.
Já a Euromonitor aponta que o Brasil é o terceiro país com maior faturamento no setor pet, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China.
Assim, saber se o consumidor tem um pet ou não pode ajudar com o crescimento do seu negócio. Separamos algumas dicas de como essa informação pode ser útil para você!
E-commerce | Se fizer sentido para o seu negócio, é interessante investir em uma plataforma de e-commerce. O comércio eletrônico brasileiro, aliás, tem projeção de arrecadar R$ 205 bilhões este ano, com um ticket médio de R$ 490.
Isso equivale, também, a 91 milhões de consumidores. Ok, você deve estar se perguntando o que tem a ver um e-commerce com o fato do consumidor ter ou não um pet.
Veja um exemplo:
Toda família com pet em casa sabe que, em algum momento, um acidente vai acontecer, como um vaso que cai, um pé da mesa roído, um sofá rasgado, sujeira pela casa toda e mais uma infinidade de situações – como tão bem mostrado pela IKEA.
Com uma plataforma de e-commerce responsiva, boas ofertas e tempo de entrega curto, seu negócio estará no topo da lista do consumidor quando ele precisar repor algo que foi danificado pelo bichinho ou comprar algo para limpar a bagunça.
Cashback ou seguro | Como falamos recentemente em nosso hub de conteúdo, para melhorar ainda mais o relacionamento com o consumidor, nada melhor do que oferecer o desconto e ainda devolver parte do dinheiro para ele!
O cashback – dinheiro de volta na tradução em português – é uma modalidade que ganhou força nos últimos anos no Brasil. Assim, é interessante considerar a devolução de uma parte do valor gasto para o cliente, ainda mais se o motivo da compra for uma emergência ou reposição por causa da atitude do pet dele. Seu cliente se sentirá valorizado e ficará tentado a procurar seu negócio para atendê-lo futuramente, ajudando a fidelizá-lo.
Outra ideia, caso seu negócio seja focado em decoração, móveis, pelúcias e etc. é oferecer um seguro para os tutores um pet, que pode ajudá-los a ter menos dor de cabeça para trocar ou consertar aquele produto. Dessa forma, a empresa se coloca como facilitadora para esses consumidores, tornando-se uma aliada.
Parceria com empresas do setor pet | Tá, digamos que o seu negócio não tem nada a ver com o setor pet e que você não enxerga como se valer dele para alavancar seu negócio.
Neste caso, que tal procurar parcerias com empresas que atuam no segmento pet?
Sabendo que seus clientes possuem pets, você pode ser uma ponte, ou um intermediador para os pais de pet, principalmente aqueles de primeira viagem e que podem estar perdidos.
Fazer um planejamento estratégico com essas dicas pode ajudar seu negócio a captar e fidelizar clientes.
Caso necessite de uma consultoria mais especializada e de um planejamento mais robusto, a Jahe Marketing está à disposição para ouvi-lo e entrar um plano completo para transformar o seu negócio na potência que sempre sonhou.
Se precisar de ajuda para elaborar as estratégias e aplicá-las, conte conosco! Vamos conversar?
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