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Sem tempo para o marketing? Por que a sua empresa precisa dele – e como dar o primeiro passo

Dos 6,4 milhões de estabelecimentos comerciais do Brasil, 99% são micro ou pequenas empresas, de acordo com dados do Sebrae. São companhias que, muitas vezes, têm uma equipe menor, na qual funcionários desempenham diversas funções.

Neste cenário, pode parecer uma escolha luxuosa ou supérflua ter uma área dedicada ao marketing, ou mesmo um único profissional que desempenhe apenas essa função. Afinal de contas, se você está conseguindo vender, e a companhia está no azul, será que essas ferramentas são tão necessárias?

Ou, se a perspectiva é negativa, no caso de uma empresa que precisa aumentar as vendas porque está estagnada ou no vermelho, a impressão pode ser de que há pouco dinheiro para investir e coisas mais importantes com o que se preocupar, como manter o negócio de pé.

A verdade, porém, é que micro e pequenas empresas em qualquer situação ou fase de desenvolvimento podem se beneficiar de um trabalho de marketing mais estruturado. Graças à evolução dos tipos de mídia e comunicação disponíveis, essas ações já não estão mais reservadas a empresas maiores – que possuem mais recursos e podem contar com um departamento todo focado nisso.

O chamado marketing digital, aquele feito com uma combinação de produção de conteúdo, um bom site, anúncios online e redes sociais, é uma ferramenta especialmente atraente para empresas menores, porque gera bons resultados com investimentos razoavelmente mais baixos.

Mas por que destinar recursos e tempo a essa área? Aqui, listamos razões para não passar nem mais um mês sem uma boa estratégia de marketing!

 

Presença constante

 

A primeira coisa a compreender é que, com a migração de parte do nosso universo para o mundo digital, a sua marca provavelmente já está na internet. Ela pode ter sido mencionada por clientes nas redes sociais, por exemplo, ou ter sido listada como negócio no Google.

Ter uma estratégia de marketing, portanto, não vai colocar seu negócio online, mas permitir que você controle – ao menos em parte – as informações que estão disponíveis sobre ele. Além disso, pode reagir àquelas que são positivas ou negativas, iniciando um diálogo com os seus consumidores – e com clientes em potencial.

Já parou para pensar que, hoje em dia, até as compras de itens cotidianos acontecem depois de pesquisa? Produtos como utensílios de cozinha ou acessórios básicos para a casa recebem resenhas detalhadas na internet! E por isso, qualquer decisão de compra está muito mais próxima de seu estabelecimento se as melhores (e mais atualizadas) informações sobre ele estiverem online.

O Google Meu Negócio, ferramenta da gigante de tecnologia, por exemplo, permite que as empresas divulguem suas informações, de maneira gratuita, nos resultados de pesquisa do site e também no Google Maps.

Com ela, é possível listar seu endereço, telefone de contato e horário de funcionamento, entre outras informações, facilitando o acesso dos clientes ao seu negócio. A plataforma também permite que os usuários façam perguntas sobre a companhia e escrevam resenhas sobre os seus produtos e serviços.

Um perfil bem organizado nas redes sociais, com telefone, contato de WhatsApp, horários de funcionamento e atualizações frequentes também deve estar entre os primeiros passos.

 

Escolha com quem quer falar

 

Outra vantagem de ter ações planejadas de marketing digital é escolher o público com quem sua marca quer falar, uma segmentação que só existe no ambiente online. Afinal, por mais que seja possível escolher em que mídia impressa ou de rádio/TV anunciar, a empresa nunca poderá eleger exatamente que grupo de pessoas atingir.

E também não consegue aproveitar esse acesso para pedir mais informações sobre elas, para futuras comunicações, o que é perfeitamente possível e recomendável na internet.

Para ajudar, o ideal é produzir conteúdos para um blog, que trate de assuntos pertinentes a sua área. Eles vão atrair pessoas que já tenham interesse no assunto e são uma ótima maneira de gerar leads – contatos que podem, quando bem trabalhados, se transformar em clientes.

 

Já estou na internet. E agora?

 

Uma das técnicas mais conhecidas para ajudar os negócios a serem encontrados e torná-los mais populares é o SEO (search engine optimization – ou seja, uma otimização dos mecanismos de busca). Utilizando informações sobre as palavras-chave do seu mercado, ele ajuda a produzir conteúdo para o seu site de forma que ele contenha os termos mais pesquisados por seu cliente potencial.

Funciona mais ou menos assim: digamos que você venda materiais para construção. Ao colocar no seu site, e nos seus textos, os termos mais procurados sobre esse assunto, fica mais simples para o público encontrar o seu negócio. O Google Ads, plataforma de anúncios da empresa, também oferece essa função.

É possível, também, descobrir se sua página não está demorando demais para carregar. Um site lento é mais um empecilho para o consumidor. O Google PageSpeed Insight te ajuda a enxergar o que está deixando seu site devagar – e a resolver o problema.

 

Uma boa notícia

 

Já se convenceu de que o marketing pode ajudar o seu negócio, mas não sabe nem por onde começar? A gente tem uma boa notícia para te dar: sua empresa não precisa fazer isso sozinha. Hoje, há a possibilidade de terceirizar a gestão do marketing da companhia. Assim, não é preciso montar uma equipe interna, ou deixar um profissional encarregado da área – você cuida do seu negócio e deixa o marketing com quem entende.

Diferentemente do que possa parecer, esses serviços cabem no orçamento de qualquer micro e pequena empresa. E, com ajuda profissional, é possível ir além das dicas acima, levando em conta as necessidades de cada negócio, para ter uma estratégia de vendas digna de grandes companhias.

 

A Jahe pode ajudar com isso! Contate-nos e descubra mais sobre o que podemos fazer juntos!

 

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