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O que podemos aprender com alguns dos vencedores brasileiros do Cannes Lions 2023?

O Festival de Criatividade de Cannes 2023 teve um dos resultados mais positivos para as agências de publicidade brasileiras dos últimos anos: o Brasil conquistou 92 Leões (como são chamados os troféus), incluindo um prêmio Leão de Titânio (reservado às ideias mais criativas do festival) e um Leão de Ouro, além de duas pratas e dois bronzes, superando o resultado de 70 estatuetas de 2022.

E por que vale a pena ficar de olho nas premiações de Cannes?

Historicamente, as agências de publicidade brasileiras são bastante relevantes no prêmio, fazendo do país um dos mais premiados a cada edição. E falando nisso, entre as 30 categorias do evento, Experiência de Marca e Ativação foi aquela que trouxe mais troféus para o Brasil. Ao todo, 10 Leões: dois de prata e oito de bronze. São experiências nas quais as marcas se aproximam mais do público, e utilizam ideias inovadoras para contar histórias.

E o fato é que as principais ideias premiadas no festival servem de norte para o que diversas marcas irão produzir ao longo dos próximos meses no Brasil e no mundo. Isso porque os cases vencedores servem de norte sobre o que é tendência em questões como mensagem das marcas, narrativas e como se conectar com a audiência.

Por isso, selecionamos alguns dos cases brasileiros que foram premiados neste ano para apontar o que marcas de todos os tamanhos podem aprender com eles. Siga com a gente!

A empresa planeta Terra

Uma das criações brasileiras premiadas foi a campanha “TERR4”, criada pela agência AlmapBBDO para o Pacto Global da ONU, na categoria Creative B2B, e que venceu um troféu Grand Prix, um dos mais prestigiados do evento, considerado o prêmio máximo do festival.

A peça apresenta em vídeo o planeta Terra como se fosse uma empresa de capital aberto, mostrando que existem muitas oportunidades de investimento. Apesar de o planeta agora passar por um momento “de baixa”, ele oferece um futuro promissor caso boas ações sejam tomadas agora. Para expandir a mensagem ao máximo, a campanha teve uma abertura de capital simbólica na B3 (a Bolsa brasileira), e a ação deve chegar a outros países, como os Estados Unidos, na Bolsa de Nova York.

O filme da AlmapBBDO reforça o conceito de apelo emocional que uma marca pode criar com o público, e como uma forma inusitada de defender uma causa – no caso, a preocupação com o meio ambiente e o combate às mudanças climáticas – pode conectar segmentos por vezes aparentemente conflitantes, como o mercado financeiro e o debate ambiental (ainda que hoje em dia o ESG seja tão relevante para os negócios).

Constituição em promoção

Também com sensibilidade social, a agência Gut SP foi premiada por criar a campanha de promoção da Constituição Federal para o Mercado Livre. Como parte dela, o marketplace anunciou uma promoção de venda de edições físicas da Constituição Federal, que passaram a ser comercializadas por um valor simbólico.

A ideia surgiu após a invasão no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal em janeiro de 2023. O projeto mostra que, para além da criatividade, o timing – ou seja, agir na hora certa – também é importante para chamar atenção para sua marca. O resultado foi bastante positivo: o caso ganhou cinco leões no festival, dois de prata e três de bronze.

Segurança no ponto

E quando uma boa ideia ajuda a aumentar a segurança? Um dos Leões de Ouro foi para a campanha “Ponto de ônibus vigiado”, da AlmapBBDO para a Eletromídia, empresa de publicidade out of home, ou em bom português, “fora de casa”

O projeto mapeou quais eram alguns dos pontos de ônibus mais desertos de cidades populosas do Brasil. Naqueles locais, foram trocados displays digitais tradicionais por painéis com câmera noturna, microfone e conexão com a internet. As propagandas são veiculadas normalmente durante o dia, mas à noite, um sensor detecta quando apenas uma pessoa está no ponto. Voltado principalmente para as mulheres, a tela permite que se inicie uma chamada de vídeo com uma profissional da empresa, que conversa com a interlocutora até que o ônibus chegue.

A peça que apresenta o projeto lida com uma dor ou necessidade de um público e apresenta uma solução que, para além do caráter pragmático de diminuir a insegurança em pontos ermos de grandes cidades, também se conecta intimamente com uma preocupação recorrente de mulheres de todas as idades.

IA e o autismo

“A jornada do autismo”, peça criada pela agência Africa Creative para a Vivo foi premiada com o Leão de Bronze na categoria Saúde e Bem-Estar do festival.

O vídeo mostra como o uso de inteligência artificial pode criar cartões visuais para facilitar a comunicação entre autistas e suas famílias. Mas, para apresentar a tecnologia, o projeto foi além, e colocou mães e seus filhos dentro do espectro autista em ambientes digitais cercados por imagens que simbolizavam o mundo interior desses jovens e crianças.

O case se conecta com a ideia de imersão de marcas, traz as histórias de cada família para o centro da ação e conecta a marca de forma emocional a mães e filhos. Três itens importantes para uma campanha bem sucedida. No site da campanha é possível criar os cartões cujo projeto inspirou a peça.

Mais insights

Em reportagem do UOL, Felipe Silva, sócio e diretor de criação da agência Gana e jurado na categoria Creative Data Lions deste ano, comenta que, entre os insights extraídos desta edição, está a ideia de coexistência, que se sobressaiu nos trabalhos premiados. Paralelamente a isso, “a criatividade, o storytelling, o roteiro e o script entram para dar valor às histórias e às narrativas das marcas.” Recomendamos a leitura do texto.

Para nós, além desses conceitos, fica claro que as marcas que mais chamaram a atenção trouxeram um forte apelo emocional ligado às propostas de seus produtos e serviços. E para chegar nesse resultado, não são necessários grandes investimentos.

Para ter uma ideia campeã, o primeiro passo é conhecer bem o seu público, ajustar a mensagem àquilo que esse cliente precisa e oferecer um produto que de fato possa resolver os problemas e anseios desta audiência. Três itens que negócios de todos os tamanhos podem trabalhar.

Está pronto para dar um passo além na conexão de sua marca com a audiência?

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