Data importada do calendário norte-americano, a Black Friday acontece este ano em 26 de novembro e já virou evento consolidado no comércio brasileiro. Afinal de contas, quem não gosta de um bom desconto? Adotado pelos consumidores nacionais, tornou-se também a porta de entrada das grandes vendas do final do ano, com as férias e o Natal logo à frente.
Neste ano, o que chama atenção é que mesmo em um período de dificuldades para a economia, a expectativa é que a temporada seja de bons rendimentos para o comércio. Por exemplo, uma pesquisa recente da Conversion – uma agência especializada em SEO – ouviu a opinião de 400 brasileiros. De acordo com o levantamento, 88% dos entrevistados pretendem fazer compras durante a Black Friday – 63% deles devem fazê-lo online.
Já em relação ao Natal, calcula-se que as vendas movimentem mais de R$34 bilhões no varejo, crescimento de 4,3% em relação a 2020, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
E como toda essa intenção se transforma em movimento para o comércio? Mais da metade dos participantes da pesquisa da Conversion declararam que o Google é importante na decisão de compra. De acordo com o levantamento, a busca orgânica – quando você pesquisa uma palavra-chave, e acessa um e-commerce por meio dessa busca, sem clicar nos links patrocinados – é o segundo maior canal de tráfego para o comércio eletrônico no Brasil, atrás somente do acesso direto aos sites de compra. Supera, inclusive, a mídia paga.
E, se você seguiu conosco até aqui, já percebeu que esse caminho passa por muitos conceitos ligados ao marketing e à construção da sua marca, certo? Para fazer bonito (e também dinheiro) no final do ano, é preciso planejamento para oferecer mais do que bons preços e promoções. Então, por onde começar?
A seguir, damos dicas para que sua campanha seja imbatível, e o final do ano, inesquecível para o seu negócio!
1. Adiante-se
Acompanhe o movimento dos consumidores, que estão comprando mais cedo. De acordo com o mais recente relatório do Google Guia do Varejo 2021, as compras de fim de ano costumavam ser feitas mais próximas das datas festivas. Agora, mais consumidores compram ao longo de um número maior de meses. Esse novo hábito pode gerar dados úteis para suas campanhas ao longo de novembro e dezembro, como essa informação aqui: comparações de preço começam mais cedo. Nos EUA, 31% dos consumidores começam as compras de Natal já em junho (!!), e 59% compram antes para evitar a falta de estoque.
2. Estoque esperto
Você sabe que o gerenciamento de estoque é vital para a saúde do seu negócio. E, embora o final do ano possa acabar virando um pesadelo se ele não for feito de maneira adequada, o período também pode ser uma ótima oportunidade para aumentar a receita – movimentando itens que estavam parados por meio de promoções atraentes.
Aproveite eventos como a Black Friday e o Natal para oferecer brindes e pacotes promocionais do estilo “leve junto e pague menos”, ou desconto progressivo. Só não vale dobrar o preço alguns dias antes e baixar para “a metade do dobro” no dia da promoção. Os consumidores estão de olho, e essa é uma péssima estratégia para a sua reputação.
3. Logística bem-pensada
Outro motivo para se preparar mais cedo é evitar o improviso, que pode gerar atrasos, consumidores insatisfeitos e sobrecarga na equipe de atendimento. Calcule a margem de desconto que é possível oferecer sem colocar suas contas no vermelho, cheque as opções de frete possíveis (e reais) e monte um plano para oferecer uma logística bem organizada. Ela servirá de marketing para a sua empresa quando os clientes satisfeitos começarem a divulgar suas experiências por aí…
4. Entre na cabeça do cliente
Entender o que cada um procura na hora de fechar negócio ajuda a saber como oferecer seu produto ou serviço. Vale a pena resgatar um dado de 2018, que continua relevante: uma pesquisa da consultoria Provokers, parte do relatório do Google sobre a Black Friday, apontou que 30% das pessoas procuram adquirir nesta data coisas que já desejam há muito tempo.
Essa porcentagem é significativa e indica que parte da sua estratégia deve considerar aqueles que já visitaram seus canais de venda online. Para isso, é importante fazer uso dos dados gerados por esses acessos. Quais foram os produtos mais visualizados? Quem são esses consumidores? Essas informações podem determinar que produtos terão descontos, quais serão destacados em seus anúncios (sejam eles nas redes sociais ou em espaços tradicionais) e até servir para uma ação de remarketing.
5. Evite o atrito
Já desistiu de um produto porque o processo até ele era complicado demais? Hoje em dia, já sabemos que muitas jornadas de compra não chegam ao final por simples desistência do consumidor. Um cadastro complicado, um site confuso e demorado, ou promoções que, na hora H, não eram lá essas coisas (80% de desconto no produto, frete mais caro que o item que você desejava, por exemplo).
Assim, evitar o atrito é facilitar a navegação do seu cliente, fazendo com que ele não perca tempo decifrando sua vitrine online. E não é preciso viver de tentativa e erro. O Google oferece gratuitamente ferramentas como o Grow My Store (disponível em inglês) para uma avaliação rápida, gratuita e completa do seu site.
6. Sua marca se importa?
Cada vez mais, nossos negócios serão cobrados por ações e posicionamentos que provem que, além do lucro, estamos comprometidos com um mundo mais justo e sustentável. Promoções são essenciais para ganhar os clientes, mas entre dois produtos muito parecidos, muitos consumidores já pensam em qual marca e negócio é mais humana. Nessa hora, ser transparente e mostrar sua conexão com a comunidade local pode fazer muita diferença. Parceria com artesãos, pequenos produtores e o cuidado com suas embalagens são algumas opções para se destacar. Faça dessas mudanças uma política permanente.
7. Tenha foco
Sua campanha vai ter foco definido, ou quanto maior o público alcançado, melhor? Conhecer bem seu negócio e seu cliente ideal causa um impacto grande na estratégia de marketing. Dessa forma, é possível criar táticas diferentes para cada data no final do ano. Além da Black Friday e do Natal, há também a Cyber Monday e diversas ações que podem ter como foco a chegada do 13º, das férias ou a volta às aulas. Valer-se de uma ação com foco em mídia programática pode impulsionar vendas e visibilidade.
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