Terceirizar o marketing traz resultados impressionantes para as empresas — o que vimos em um ano de Jahe Marketing

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Neste mês de novembro de 2021, a Jahe Marketing completa um ano de existência. Mesmo com décadas de experiência nesse mercado, nós, as sócias da Jahe Marketing, aprendemos muito diante dos desafios dos últimos 12 meses — especialmente ao atravessarmos a pandemia de Covid-19, que tornou o marketing e a comunicação mais essenciais do que nunca.

Foram muitas reuniões, novas parcerias, trabalho duro e muito foco para que pudéssemos oferecer os melhores resultados para os clientes e novos horizontes para a Jahe Marketing.

Mas o que aprendemos nesses meses de atuação como uma assessoria focada em acelerar negócios e oferecer o serviço de terceirização de marketing para nossos parceiros?

Em primeiro lugar, estamos ainda mais certas (e a experiência de nossos clientes comprova isso) de que fazer a opção por entregar a direção do marketing para quem entende dele é a opção correta para os pequenos e médios empresários e empreendedores.

Delegar uma área a um especialista não significa largar mão dela. Pelo contrário: você e sua equipe passam a ter mais tempo para cuidar do core business da sua empresa, ou seja, aquilo no qual você realmente baseia seu negócio. Enquanto isso, a comunicação com a sua audiência fica a cargo de quem se especializou para fazer apenas isso.

Observamos que mesmo as companhias que, durante um bom tempo, caminharam bem sem foco específico em atividades de marketing compreendem como é importante possuir equipes focadas em áreas como o planejamento estratégico, campanhas em redes sociais, a produção de conteúdo, dados e o engajamento de clientes. Mas por que isso está acontecendo?

Com a popularização das compras em ambiente digital, e o diálogo cada vez mais intenso entre os canais offline e online, é necessário que as marcas conversem com públicos cada vez mais nichados. Por isso, o trabalho de especialistas passa a ser ainda mais necessário para atingir o público certo.

Um exemplo: pesquisa da agência e-Plus, em parceria com o portal E-Commerce Brasil, aponta que 85% dos comércios virtuais usam redes sociais para gerar tráfego para seus sites. Os dados são de outubro de 2021.

São campanhas e marcas que precisam de estratégia e conhecimento para falar da maneira certa com o público certo.

E mais, entre os respondentes, 80% usam Google Ads e 70%, o email marketing. Entre outros dados interessantes, e que têm tudo a ver com esse universo, está o fato de que 45% afirmam que conseguem visitas por meio do SEO (search engine optimization) e 25% com Inbound Marketing. Com relação à terceirização de atividades, 80% delegam a gestão de mídia paga e 60%, a de SEO. Mais da metade, 55%, terceiriza o e-mail marketing e 50%, a gestão de redes sociais. Vale também notar que 20% afirmam terceirizar o Inbound marketing e, 5%, o SAC (serviço de atendimento ao cliente).

Reparou? SEO, Inbound Marketing, e-mail marketing, Google Ads e outros termos que apareceram na pesquisa… tudo isso faz parte de um universo de que todas as companhias, hoje, precisam, mas que poucas estão preparadas para gerenciar (vale comentar: abordamos, ao longo deste ano, todos esses assuntos em nosso hub de conteúdo!).

É justamente por isso que, para empresas que procuram melhorar a visibilidade, um dos atrativos da terceirização é a experiência plural que vem junto de uma assessoria que atende diversos setores. Conhecer modelos e estratégias — inclusive já empregadas pela concorrência — e testadas anteriormente, tudo isso faz diferença na hora de conversar com os mais diversos públicos-alvo. Mais cartas na manga costumam trazer melhores resultados.

No contato diário com nossos clientes, também percebemos a necessidade de a) evitar a sobrecarga de trabalho em suas equipes e b) manter a continuidade de projetos que, por não serem exatamente da área de atuação dos times, acabam indo para o escanteio.

Com a terceirização do marketing, as companhias obtêm um braço extra para manter o planejamento atualizado e reunir dados que podem gerar insights valiosos na hora de revisar metas e alterar estratégias para manter o objetivo principal de pé.

Outro ponto importante é a relação custo-benefício, ainda que pareça contraditório. “Como é possível economizar se eu estou criando uma despesa a mais, com um novo fornecedor?”, você pode estar se perguntando.

Além de melhorar resultados — que, por sua vez, são quantificáveis —, a contratação de um serviço especializado pode oferecer à sua empresa profissionais com experiência sênior e conhecimento acumulado ao longo de décadas. Você também acaba contando com uma equipe e estrutura para realizar a tarefa, em vez de começar um departamento do zero ou fazê-lo de maneira improvisada.

Se você conta com profissionais de marketing na equipe, é possível trabalhar em conjunto. A união de uma empresa com expertise no tema com colaboradores que estejam familiarizados com o negócio também pode render ganhos excelentes.

Ao criar a Jahe Marketing, nosso intuito era oferecer uma assessoria altamente especializada, que oferece soluções 360° em um único lugar. Acreditávamos antes e temos certeza agora: o propósito foi cumprido. Neste um ano de existência, a Jahe Marketing se tornou uma one stop shop: oferecemos todas as soluções que as companhias precisam em um lugar só – do planejamento estratégico à gestão e execução de serviços.

Obrigado pela confiança e pela caminhada conosco! Este é só o começo…

Thaís Faccin e Satye Inatomi

Não se esqueça de cadastrar seu e-mail em nossa newsletter. Fique ligado em novidades do mundo da comunicação, tendências do mercado e novas tecnologias!

Mais posts para você

×

Fale conosco

×