Como um consultor de marketing pode ajudar a acelerar o seu negócio?

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O marketing já é, há tempos, uma ferramenta essencial para aumentar a visibilidade dos negócios e impulsionar as vendas. Com a aceleração da transformação digital das empresas nos últimos anos, ele passou também a ser fundamental para atingir o público e promover o diálogo com seus consumidores, onde quer que eles estejam.

Mas como resumir tudo que engloba o trabalho nessa área? Uma definição simples, mas bastante eficaz, é a da Associação Americana de Marketing (AMA), que diz que o marketing é a “atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Quer exemplos do que isso inclui? Pense em termos como branding, Inbound Marketing, mídias sociais, marketing de influência, SEO, trade marketing, design, ciência de dados e experiência do consumidor. Parece muita coisa, não é mesmo? E, de fato, estamos falando de um universo enorme e que cresce a cada dia, com novas mídias e maneiras de se relacionar com a audiência, online e offline.

Para falar a verdade, não seria exagero em dizer que toda comunicação feita por uma empresa pode ser considerada parte de suas ações de marketing. Isso não significa, no entanto, que elas estejam sendo pensadas de maneira estratégica, seguindo um plano que maximize seus efeitos e priorize os alvos certos para aumentar suas vendas e público.

Ao fazer marketing de maneira puramente intuitiva, companhias de diversos portes podem optar por caminhos confusos e mensagens pouco eficazes, ou gastar tempo demais em atividades que não deveriam ser suas prioridades. E isso pode gerar aquela sensação de que as coisas não saem do lugar.

Se esse é o seu caso, o que pode estar faltando para o seu negócio caminhar mais rápido e com mais segurança é um olhar de fora. Ou seja, a visão de um consultor de marketing – alguém especializado no assunto que ajude a visualizar as possibilidades e organizar um plano estratégico.

Abaixo, falamos mais sobre as vantagens de contar com esses profissionais. Vem com a gente!

 

Custo-benefício

Comparar o consultor de marketing com uma solução mágica é um erro. Contudo, não é exagero considerá-lo um atalho seguro. O motivo: o bom consultor é um especialista, e tem experiência de anos na área. Além disso, ele se mantém sempre atualizado sobre as últimas tendências do mercado.

Para além dos benefícios óbvios de ter um consultor que sabe tudo sobre marketing, a contratação desses serviços também pode trazer um ótimo custo-benefício para as companhias.

Muitas micro e pequenas empresas, por exemplo, não têm tempo ou recursos suficientes para criar um departamento que cuide de suas ações promocionais – ou mesmo para ter um funcionário que seja responsável apenas por isso.

Assim, a possibilidade de ter um profissional externo que cuide da área, mas não entre em sua folha de pagamento nem precise de supervisão imediata pode ser uma ótima opção. E permite que você se concentre no seu core business, ou seja, a atividade principal do seu negócio.

Além disso, o valor investido nesse profissional costuma “se pagar”, já que uma estratégia de marketing e comunicação bem-feita aumentará a sua visibilidade e as suas vendas, com ótimo retorno pelo investimento na contratação do consultor.

 

Novos ares

Os serviços de consultoria, entretanto, não ajudam apenas as empresas que não têm alguém dedicado ao marketing. Esse profissional também pode ser útil caso a sua companhia já tenha um funcionário na área, ou mesmo uma equipe estruturada.

Neste caso, o olhar externo funciona para dar fôlego à equipe, trazendo novas ideias e inspirações para as ações. O trabalho em parceria com um consultor pode ajudar os profissionais da casa a testar diferentes abordagens e métodos de trabalho, além de ajudar a promover uma mudança de mentalidade da equipe.

 

À procura

Naturalmente, tudo isso só vai dar certo, se você encontrar um profissional que tenha sólida experiência e valores que combinem com a sua empresa.

Nessa busca, o primeiro passo é avaliar como ele se apresenta e que tipo de trabalhos já fez. Pode ser que você tenha encontrado alguém com um currículo incrível, mas que simplesmente não se encaixa no perfil do seu negócio. Ou alguém que tenha um ótimo papo, mas cuja apresentação em sites e redes sociais deixe a desejar.

Liste também quais são os objetivos que deseja alcançar – ou os problemas que o levaram a contemplar a ideia – ao contratar um consultor. Ter isso em mente ajudará nas conversas com esses profissionais, além de servir como ponto inicial para desenhar uma estratégia uma vez que o trabalho começar.

É importante também passar todos os detalhes a limpo: custo, escopo, expectativas e como os resultados serão mensurados são itens fundamentais na execução do trabalho e na valoração de seus retornos. Quanto menos genérica for a conversa inicial, melhor para ambos os lados.

Por fim, lembre-se de que não existem fórmulas milagrosas. Até porque soluções mágicas resolvem problemas a curto prazo, mas criam outros mais adiante. O trabalho do consultor de marketing envolverá diversas ações, com tempos de respostas mais curtos ou longos, a depender de cada passo da estratégia.

Uma coisa, porém, é garantida: um planejamento de marketing bem-feito, em linha com o que você espera e sua empresa precisa, é parte essencial de uma solução de longo prazo para aumentar suas vendas e alavancar seu negócio.

 

Por isso, procure um consultor que tenha a ver com seu negócio e marque uma conversa!
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