Compartilhe

Google Maps: por que o seu negócio precisa ter uma estratégia de marketing para ele (e o que fazer)

Você está na casa da sua tia que mora em uma cidade diferente da sua. Toda a família está reunida para comemorar o aniversário do seu primo de 10 anos. Faltando uma hora para os convidados chegarem, alguém percebe que ninguém comprou guardanapos. Você rapidamente se oferece para ir comprar o que falta, mas não sabe onde ir, pois não conhece o comércio local. Você pega seu celular, busca no Google e encontra um minimercado a cinco minutos de onde está. Problema resolvido.

A maioria das pessoas já passou por uma situação parecida, seja em uma cidade diferente ou no próprio município de residência. Tanto que 80% das pessoas buscam na internet quando querem encontrar um negócio perto de onde estão, aponta uma pesquisa da Ipsos. Segundo a Think With Google, 76% das buscas realizadas em smartphones são voltadas para serviços locais.

Uma das principais ferramentas utilizadas é o Google Maps que, inclusive, serve como base para outros aplicativos que permitem pesquisar lugares próximos, como o Waze. Isso significa que o seu negócio precisa não apenas estar listado no Google Maps, mas também deve ter uma estratégia de marketing para ele. A orientação vale para empresas de todos os portes, principalmente para as pequenas e médias, já que são as que, geralmente, não têm o nome consolidado no mercado.

Para ajudar, separamos algumas dicas e informações para quem já entendeu que não dá para ficar de fora. Vem com a gente!

Por que ter uma estratégia de marketing para o Google Maps?
Antes de mais nada, é preciso saber que para aparecer no Google Maps, a empresa precisa estar cadastrada no Google Meu Negócio. Trata-se de uma ficha técnica do negócio, mostrando endereço, horário de funcionamento, telefone e outros dados. Com isso, o estabelecimento já começa a aparecer nas buscas – por exemplo, quando o usuário procura por algum tipo de produto na região. Esse cadastro é gratuito.

No entanto, hoje, a maioria das companhias possui este cadastro. Portanto, para se destacar entre os concorrentes, é preciso investir no marketing para o Google Maps. O objetivo é não apenas aparecer no topo dos resultados, mas também oferecer a melhor experiência aos usuários, melhorando o engajamento com o seu negócio, levando-o a acessar o site ou enviar uma mensagem via Whatsapp. Todos esses artifícios reforçam o nome da marca.

Veja 5 dicas para elaborar a estratégia de marketing para o Google Maps:
1- Invista em uma boa descrição do negócio
É importante preencher todos ou a maior quantidade de campos disponíveis ao cadastrar a empresa no Google Meu Negócio. As informações básicas são endereço, telefone e horário de funcionamento. Porém, também é possível acrescentar atributos que funcionam como tags, a exemplo de estacionamento, wi-fi, mesas ao ar livre, pet friendly, área para crianças, formas de pagamento aceitas, entre outros.

A plataforma disponibiliza uma ferramenta de postagens, onde a marca pode aproveitar para se apresentar ao público ou divulgar novidades. Entretanto, preste atenção ao incluir informações sazonais – como uma liquidação de verão – para não esquecer de excluí-la ou atualizá-la depois que o período terminar.

2- Valorize comentários e reviews
Para aparecer mais no Google Maps, outra dica é incentivar que os clientes avaliem e deixem comentários positivos na página da empresa na plataforma. É possível enviar notificações aos usuários logo após o check-out, convidando-os a deixar uma nota e um comentário. Quanto mais comentários e maior a avaliação, melhor será a posição no ranking de pesquisa local.

Vale lembrar que podem ocorrer avaliações negativas. Quando isso acontecer, agradeça pelo feedback, admita possíveis erros e aproveite a oportunidade para melhorar pontos críticos no estabelecimento. Quando surgirem dúvidas, busque respondê-las simples e diretamente, o mais rápido possível.

3- Use imagens de qualidade
Ao cadastrar o local no Google Meu Negócio, a plataforma disponibiliza uma visão panorâmica da fachada do estabelecimento por meio do Street View. No entanto, apenas essa imagem pode não ser suficiente para atrair o usuário. Portanto, adicione fotos de qualidade que sejam relevantes no momento da busca. No caso de restaurantes, por exemplo, deixe o internauta ver como é a disposição das mesas e do bufê de saladas.

Atualmente, também é possível contratar um fotógrafo ou o próprio Google para criar um tour 360° dentro do estabelecimento. Assim, a área interna fica acessível por meio do Street View, oferecendo uma experiência diferente para a pessoa que está pesquisando sobre o seu negócio.

4- Acompanhe os resultados
Uma central de gestão e controle está disponível no painel do Google Meu Negócio. É possível acompanhar o desempenho das ações na plataforma, como onde os consumidores encontraram o estabelecimento (plataforma, aplicativo ou dispositivo), como essas pessoas encontraram a empresa (buscando por palavra-chave, nome da companhia ou categoria de serviço) e o que os usuário fazem (ligam para a empresa, clicam no link para o site ou deixam comentários).

Os dados permitem mensurar como o negócio está se saindo nas pesquisas, esclarecendo o que pode ser feito para melhorar a visibilidade do estabelecimento nas ferramentas de busca.

5- Considere anúncios pagos
O Google Maps permite a realização de campanhas por meio do Google Ads. Os anúncios patrocinados são exibidos no topo da lista local e no mapa eles aparecem com um indicador roxo e não o convencional pin vermelho. No entanto, para que o desempenho da empresa realmente melhore, não basta investir em anúncios pagos. É necessário adotar as dicas anteriores para gerar valor ao anúncio.

Quer saber a melhor estratégia de marketing para o Google Maps para a sua empresa? A Jahe Marketing pode te ajudar!

E, se gostou deste conteúdo, compartilhe-o com os seus contatos e se inscreva na nossa newsletter!

× Como posso te ajudar?