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Ferramentas grátis (ou quase) para você melhorar seu negócio, sua equipe e suas vendas

O mercado brasileiro está cada vez mais online. Não é exagero dizer que desde os grandes players do varejo até o pequeno comércio de bairro, todos caíram na rede. Aliás, de 2021 para 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) o número de lojas online passou de 529.193 em 2021 para 565.300 em 2022, alta de 6,82%.

Já o Sebrae, voltado para o empreendedorismo de micro e pequenas empresas, mostra que para os pequenos negócios, tecnologias como WhatsApp e Pix continuam a fazer a diferença, ao passo que o celular é o grande protagonista na hora de fazer o negócio caminhar, de acordo com a pesquisa Transformação Digital nos Pequenos Negócios. Atualmente, 72% desse segmento utiliza o WhatsApp para se comunicar com clientes, e 40% possui perfil no Facebook.

Mas toda essa tecnologia não é útil somente na interação das marcas com os clientes.

Pois é. Nesse mundo onde cada vez mais o físico e o virtual aparecem misturados, empresas de todos os tamanhos e setores estão reconhecendo a importância de utilizar aplicativos e softwares para otimizar suas operações.

Essas ferramentas oferecem inúmeras vantagens, mais do que isso, estão permitindo um gerenciamento mais eficiente, maior produtividade e melhor tomada de decisões. E todo dia, todos nós precisamos resolver problemas e tomar decisões de todo o tipo.

Para ajudar, a Jahe Marketing selecionou algumas opções de apps e plataformas online que ajudam a produzir, interagir e entender melhor diversas etapas de funcionamento dos negócios. E o melhor: algumas são 100% gratuitas, outras oferecem diversas funcionalidades grátis.

Para a automatização de tarefas: uma das principais vantagens dos apps e softwares de gerenciamento de negócios é a automatização de tarefas repetitivas e demoradas. Processos como a gestão de estoque, controle financeiro, emissão de notas fiscais e análise de dados podem ser simplificados e acelerados com o uso dessas ferramentas. Isso permite que os funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas, aumentando a eficiência operacional.

É possível, por exemplo, automatizar processos até mesmo quando é hora de partir para as vendas. Isso não quer dizer que você irá substituir a equipe comercial: as ferramentas ajudam seu time a eliminar tarefas repetitivas, manuais e demoradas, permitindo que eles se concentrem no que fazem de melhor: obter leads e vender.

Plataformas como o ActiveCampaign, por exemplo, permitem automatizar desde processos como esses até o gerenciamento de mail marketing para clientes. Os planos básicos têm valores competitivos para empresas de pequeno e médio porte, mas antes de fechar negócio, é possível experimentar o produto gratuitamente. O Salesfoce também tem funções parecidas, e pode ser uma alternativa por preços variados a depender do tamanho do negócio.

Para tornar o cumprimento de tarefas e a comunicação interna melhor: não é segredo que a comunicação eficaz é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa. Hoje em dia, apps online oferecem recursos para facilitar a comunicação interna, como chat em tempo real, compartilhamento de documentos e agendamento de reuniões, além de garantir maior visibilidade das tarefas de todo o time. Essas ferramentas ajudam a manter os funcionários conectados mesmo em equipes remotas ou dispersas geograficamente.

O Trello, cujas funções básicas são gratuitas, por exemplo, permite que diversas atividades sejam organizadas em cartões, e que os colaboradores relacionados a elas sejam marcados com “@”. Assim, basta que qualquer pessoa da equipe clique em sua própria arroba para ver todas as tarefas atribuídas a ela. Já o Monday.com, que além de gerenciamento de trabalho permite trabalhar com CRM e desenvolvimento de produtos, permite plano grátis para duas pessoas.

Por falar em CRM – customer relationship management – já falamos mais a fundo sobre esse tipo de ferramenta aqui.

Analisar dados e tomada de decisões embasadas: Os apps e softwares de gerenciamento de negócios fornecem recursos avançados de análise de dados, permitindo que as empresas obtenham insights valiosos sobre seu desempenho. Com essas informações em mãos, os gestores podem tomar decisões embasadas e estratégicas, identificando oportunidades de crescimento, áreas problemáticas e ajustando suas estratégias conforme necessário.

Aqui, não há segredo, o líder ainda é o Google, com o famoso Google Analytics, que funciona como um monitor de marketing digital. A ferramenta oferece análises de tráfego e apoia as equipes na otimização de sites, testes e tomada de decisões estratégicas. Desde sua compra em 2005, ela não tem parado de evoluir.

A melhor notícia, no entanto, é que além de se tratar de uma plataforma poderosa, é possível aprender de graça com o próprio Google.

Praticar a escuta social com mais eficiência | Uma das tarefas críticas para qualquer equipe é entender as reais necessidades do público-alvo e satisfazê-las da melhor maneira possível. Com isso em mente, as empresas recorrem cada vez mais ao social listening, ou seja, a escuta ativa nas redes sociais. Existem plataformas que agilizam – e muito! – esse trabalho, fornecendo acesso mais rápido às opiniões, desejos e sentimentos genuínos dos consumidores, além de coletar menções à marca, oferecer análises de audiência, monitorar concorrentes ou detectar tendências de consumo.

O Hootsuite é uma das principais ferramentas de escuta social disponíveis no mercado. Ele permite monitorar as mídias sociais em tempo real, acompanhar menções da marca, hashtags relevantes e tendências do setor. Além disso, oferece recursos avançados de análise, agendamento de posts e colaboração em equipe. O Hootsuite é uma opção popular devido à sua interface intuitiva, integração com várias plataformas sociais e capacidade de gerenciar várias contas em um só lugar. Não é grátis, mas oferece preços competitivos para negócios de variados tamanhos.

É possível monitorar ao mesmo tempo Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, Pinterest e TikTok.

Entre as ferramentas gratuitas estão o TweetDeck, para Twitter, e o Google Alerta, que envia um e-mail quando encontra algum material novo na internet que combina os termos cadastrados. No caso do TweetDeck, se for utilizá-lo, vá até as opções e dê preferência para o modelo antigo do app.

Acesso remoto e mobilidade: Com a crescente adoção do trabalho remoto e a mobilidade dos negócios, é cada vez mais importante que os gestores e funcionários acessem informações e realizem tarefas importantes de qualquer lugar. Isso possibilita uma maior flexibilidade e agilidade nas operações empresariais.

Mas o que acontece na hora de manter a sua rotina profissional bem organizada? Às vezes você tem a sensação de que está passando muito tempo na mesma tarefa? Pois bem, o Clockify é um aplicativo gratuito de controle de tempo que permite que equipes remotas e freelancers rastreiem suas horas de trabalho. Indivíduos e grupos podem rastrear o tempo que trabalharam, inserindo suas horas de trabalho em uma planilha, garantindo que todos sejam pagos de maneira justa.

E aí, já utiliza algumas dessas soluções?

Sabemos que o mundo dos apps é infinito, mas esperamos que esta lista ajude você e seu negócio a se conectarem melhor com as equipes, clientes e público-alvo!

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