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Empreendedorismo feminino: 6 cases de sucesso em que se inspirar!

O Brasil tem hoje 30 milhões de empreendedoras, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor 2020, pesquisa realizada em parceria com o Sebrae. Elas são maioria em um universo total de 52 milhões de brasileiros que se aventuraram, por sonho ou necessidade na criação do próprio negócio.

Além de ajudarem a resolver as dores dos consumidores com suas ideias e servir como inspiração para outras mulheres, as gestoras também tendem a incentivar o crescimento de outras profissionais.

Um levantamento do Instituto Rede Mulher Empreendedora mostra que 45% dos negócios liderados por mulheres são majoritariamente femininos. Além disso, 7 em cada 10 delas têm outras sócias.

“A mulher quando melhora suas condições, principalmente financeiras, investe mais na educação dos filhos, apoia sua comunidade, assiste seus familiares. Além disso, a mulher contrata outras mulheres, que vão reagir a essa melhora da mesma forma, potencializando mais pessoas”, afirma Ana Fontes, fundadora do instituto.

Aqui na Jahe Marketing, a gente entende bem do assunto! Somos, também, empreendedoras. E, neste artigo, reunimos exemplos de mulheres admiráveis, que nos inspiram na busca diária pelo sucesso e para acelerar o nosso negócio e o de nossos clientes. Vem com a gente!

1- Cleusa Maria, da Sodiê Doces
Fundadora da Sodiê Doces, atualmente com mais de 260 lojas pelo país e uma nos Estados Unidos, Cleusa Maria nasceu em uma família pobre e, para ajudar nas contas, foi boia-fria e empregada doméstica. A esposa de um de seus empregadores fazia bolos para vender, ficou doente e pediu sua ajuda para continuar produzindo. O tempo passou, a mulher desistiu de vender os doces, mas deixou que Cleusa continuasse com a empreitada.

Foi assim que ela começou a vender os bolos pelo bairro – e fazia todas as entregas a pé! Em 1997, Cleusa abriu sua primeira loja, em Salto (SP), cidade onde morava. Com a ajuda da mãe, a empresária foi aprimorando as receitas. Quatro anos depois, com o crescimento das vendas, pôde se mudar para uma loja quatro vezes maior do que a primeira. Por incentivo de um cliente, estudou sobre franquias e franqueou a marca dez anos depois de começar os negócios. Hoje, é uma empresária de sucesso!

2- Nathalia Simões e Nicole Vendramini (Holistix)
As brasileiras Nathalia Simões e Nicole Vendramini moravam na Espanha e tinham carreiras consolidadas, mas não estavam contentes. Elas queriam falar sobre saúde e bem-estar de um jeito diferente, sério, mas sem as regras rígidas de médicos e nutricionistas. Depois de muito estudo, principalmente sobre a Ayurveda (terapia indiana milenar), elas começaram a produzir no Instagram sobre hábitos que promovem saúde e bem-estar, com o diferencial de que poderiam ser inseridos facilmente em qualquer rotina.

Em 2019, elas decidiram ir além do conteúdo e vender produtos que auxiliassem as pessoas a incluírem mini-hábitos saudáveis no cotidiano. E assim nasceu a Holistix. No mesmo ano, elas lançaram o primeiro item: um raspador de língua de cobre.

Por meio do conteúdo e do incremento do catálogo, além do aumento da demanda por bem-estar, a marca cresceu 1000% na pandemia, atuando só no digital. Hoje, Nathalia é a responsável pelas áreas financeira, logística e de captação de investimentos, enquanto Nicole foca no desenvolvimento de conteúdo e na criação de produtos.

3- Nati Vozza (NV)
Natália di Rocco Vozza teve diversos empregos e chegou a começar a faculdade de Psicologia, mas não terminou. Durante o período em que trabalhava em uma loja multimarcas de luxo, em 2009, criou o blog de moda Glam4You, entrando em um segmento que ainda era incipiente no país. Com o crescimento do site conforme produzia conteúdos multiplataformas, ela deixou o emprego formal para se dedicar exclusivamente a ele. Na época, o dinheiro vinha principalmente de posts publicitários.

Em 2010, já formada em Moda, Natália decidiu criar sua própria marca de roupas e acessórios. Com a ajuda da cunhada, que cuidava da área financeira, começou a vender peças desenhadas por ela, que também comprava as matérias-primas e acompanhava a confeccção, que era terceirizada. A byNV, atualmente apenas NV, cresceu e ganhou a primeira loja física em 2016. Desde então, o faturamento cresceu 80% e, em 2021, a marca foi adquirida pelo Grupo Soma, responsável por nove marcas, tais como Farm e Animale.

4- Luiza Trajano (Magazine Luiza)
A advogada Luiza Trajano se formou em 1972 e começou a trabalhar na Magazine Luiza, que era de sua tia de mesmo nome. Ela passou por diversos departamentos até assumir a liderança da organização, em 1991. Hoje, é a maior acionista e presidente do Conselho de Administração da marca, além de ser responsável pelos principais saltos nos negócios. Um deles foi o lançamento do e-commerce, ainda nos 2000, quando poucas pessoas tinham acesso à internet e lojas on-line eram escassas.

Na mesma época, a Magazine Luiza começou a aquisição de outras redes, como as Lojas Líder e as Lojas Base. Luiza foi a responsável pela criação da Liquidação Fantástica, ação cujas lojas abrem às 5h com a promessa de grandes descontos, sempre em janeiro. O evento é marcado por longas filas antes mesmo dos estabelecimentos abrirem. Em 2011, a empresária encabeçou o IPO (abertura de capital) da companhia, o que viabilizou a aquisição de marcas como o Baú da Felicidade, a Netshoes e a Estante Virtual.

Luiza “passou o bastão” do comando da empresa ao filho, Frederico Trajano, em 2016. Desde então, se dedica a causas sociais, embora ainda siga no Conselho Administrativo da Magazine Luiza.

5- Paola Antonini (Instituto Paola Antonini)
A influenciadora Paola Antonini sofreu um acidente em 2014, quando tinha 19 anos, e sua perna esquerda precisou ser amputada. O acidente, causado por um motorista embriagado, teve grande repercussão em Minas Gerais, onde tudo aconteceu. Então, a jovem começou a usar seu Instagram para tranquilizar as pessoas sobre seu estado de saúde. No entanto, quando optou por uma prótese “bem ciborgue”, em suas próprias palavras, e a customizou com uma pintura brilhante, começou a chamar atenção.

Ela foi ganhando visibilidade principalmente quando continuou postando fotos com shorts, saias e biquínis, assim como fazia antes do acidente. Sem querer, se tornou referência a pessoas que passavam por situação semelhante e ajudou outras, principalmente crianças, a aceitarem a deficiência. O crescimento nas redes sociais viabilizou sonhos como o trabalho como modelo para marcas internacionais e o início da carreira como apresentadora.

Hoje, ela é embaixadora da marca islandesa de próteses Ossur e mantém o Instituto Paola Antonini, cujo objetivo é doar próteses, cadeira de rodas e órteses, além de promover a reabilitação com fisioterapia.

6- Bianca Andrade (Boca Rosa)
Bianca Andrade nasceu na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, e sempre foi apaixonada por maquiagem. Após fazer um curso sobre o assunto, em 2011, ela criou um blog, o Boca Rosa, onde reproduzia maquiagens, originalmente feitas com produtos de marcas importadas, utilizando itens nacionais e com preços acessíveis. Nos primeiros anos, ela trabalhou como copeira, garçonete e deu aula para crianças para conseguir comprar uma câmara e continuar gravando seus vídeos.

Seu carisma e conteúdo começaram a fazer sucesso e logo ela se dedicava exclusivamente ao seu canal no Youtube. Em 2018, ela lançou uma linha de maquiagens em parceria com uma marca brasileira e, em 2019, uma linha de produtos para o cabelo, também em parceria com uma marca nacional. Ela participou do reality show Big Brother Brasil em 2020. Ela também é uma das comentaristas do reality Soltos em Floripa, do Prime Video, e já participou de um filme.

Hoje, Bianca Andrade tem mais de 5 milhões de inscritos em seu canal. Segundo a revista Forbes, ela lucrou R$120 milhões em 2020, sendo classificada pela revista como uma das principais empreendedoras brasileiras. Em fevereiro de 2022, o estoque de gomas vitamínicas, lançadas como um complemento à linha capilar, previsto para um mês, esgotou em 24 horas, faturando R$ 1 milhão.

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