Em momentos econômicos desafiadores, nos quais muitos empresários têm de se esforçar para não fechar as portas, pensar fora da caixa pode parecer algo fora de questão. Afinal de contas, durante uma crise, a maior parte das companhias se concentram em adotar táticas para minimizar os prejuízos, concentrando-se em um único produto ou reduzindo os gastos com operações e equipe.
Mas incertezas também podem ser ótimos motivadores para que tentemos algo novo. Uma das evidências está no número de novos negócios abertos entre 2020 e 2021. De acordo com um levantamento do Sebrae, até junho deste ano, surgiram 1 milhão de novas empresas no Brasil. Em 2020, foram 4 milhões de novos CNPJs.
Ainda que seja difícil generalizar a situação ou os desafios enfrentados por cada companhia, existem iniciativas que podem ajudar a melhorar o desempenho de vendas, fidelizar clientes e encontrar estabilidade e crescimento.
E, tendo em mente a nossa missão de acelerar os negócios, reunimos algumas dicas do que não pode faltar na hora de remexer as estruturas, independentemente do seu tempo de estrada. Siga conosco!
Conquiste novos clientes sem perder os antigos
Aumentar suas vendas não significa, necessariamente, conquistar novos clientes. Naturalmente, é ótimo que você o faça, mas ser bem-sucedido também está bastante ligado à volta dos consumidores que você já conhece. Por isso, é essencial oferecer uma boa experiência de compra e um pós-venda de excelência – o lema aqui tem de ser: nem uma queixa sem resposta!
Além disso, é interessante utilizar ferramentas para gerenciar o relacionamento com clientes antigos (e também com os novos), centralizando essas comunicações e aproveitando para conhecer melhor quem procura a sua empresa.
Para esse tipo de tarefa, avalie usar um CRM (Customer Relationship Manager), software que auxilia no gerenciamento do relacionamento com os clientes. Explicamos um pouco sobre esse tipo de plataforma aqui.
Fique de olho na concorrência, sem esperar pela concorrência
Estar informado sobre o segmento no qual você atua é crucial para não ficar para trás. Quem ainda não conhece a história da Kodak, uma companhia que era líder no ramo de filmes e máquinas fotográficas, e que perdeu o bonde da transformação digital?
Histórias como essa nos ensinam que, sim, é importante acompanhar seus concorrentes diretos, mas sem perder de vista as tendências gerais e o que os consumidores estão desejando.
É claro que entender as necessidades e as dores do público é um trabalho que exige pesquisa e dedicação, e a jornada será, sim, recheada de tentativas e erros. No entanto, oferece grandes recompensas – quem não quer lançar um produto ou serviço inovador?
Acredite no planejamento estratégico
Não há dúvidas de que saber improvisar e ter jogo de cintura para se livrar de desafios imprevistos são habilidades essenciais para quem está à frente de um negócio. Mas elas são muito mais valiosas quando estão aliadas a um bom planejamento estratégico.
É com ele que sua empresa definirá suas metas, a estratégia (um grande plano a longo prazo) e o plano tático (os passos menores de curto e médio prazo) para que sua equipe entre em jogo. Além disso, esse mapa da mina define quem sua companhia é – e o que ela quer se tornar.
Além de técnicas consagradas como a análise SWOT, no nosso blog já apresentamos também outra ferramenta, a análise SMART. Vale a pena ver como é possível, ao mesmo tempo, ser realista e pensar grande.
Use e abuse do Google
Ninguém duvida de que é praticamente impossível ser relevante na internet sem a ajuda do Google. A própria companhia disponibiliza diversas ferramentas para que seu negócio seja encontrado mais facilmente e se torne mais relevante para os clientes em potencial.
Um exemplo é o Google Optimize, que permite que você teste os elementos que compõem sua página, como imagens, formulários e posts de um blog. Ele aponta quais experiências do seu site atraem clientes, e indica soluções para melhorar o que não está funcionando corretamente. A versão gratuita da ferramenta já oferece diversas funcionalidades.
O serviço é interessante porque uma página na qual o consumidor não se encontra é, naturalmente, uma página que oferece muito menos chances de fechar negócio.
Dê foco à atividade-núcleo do seu negócio
Em momentos nos quais enxugar os gastos de uma companhia parece ser atividade primordial, parece estranho contratar um serviço extra, não é verdade? No entanto, muitas empresas vêm apostando nessa estratégia para concentrar tempo e recursos no que sabem fazer melhor.
Departamentos como o jurídico, marketing ou recursos humanos são algumas das áreas que companhias podem terceirizar. Muitas vezes, o investimento nesse tipo de mudança pode fazer com que recursos sejam gastos de maneira mais racional, evitando desperdícios e contando com equipes externas compostas por especialistas do mercado.
Ser eficiente não significa fechar a janela da criatividade
Aplicar ideias criativas na sua rotina de trabalho não significa que você deve encaixar ideias mirabolantes nos trabalhos e novos projetos. A criatividade dentro da companhia está muito mais ligada à manter um diálogo propositivo com a sua rede – funcionários, clientes e parceiros – e estar disposto a tentar ideias novas.
Manter-se atualizado e cultivar interesses que inicialmente nada tenham a ver com seu campo de atuação também pode oxigenar seu negócio. Outra ideia que pode trazer criatividade à sua empresa é incentivar que seus colaboradores toquem projetos paralelos, que tenham a ver com interesses pessoais de cada um.
Bom, com essa lista, já dá para perceber que, em momentos de incerteza, ficar parado não é a melhor escolha, certo? Mas isso não significa que você deve tomar decisões difíceis sem nenhuma ajuda. A Jahe Marketing sabe como ajudar você a acelerar o seu negócio. Fale com a gente!
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