Parece que foi ontem que iniciamos o ano listando as principais tendências do marketing para 2024. Mas em seis meses muita coisa aconteceu, e várias campanhas de marketing ganharam o mundo e deixaram sua marca no mercado e nas pessoas.
Aqui no Brasil, como esquecer do curioso caso do “calabreso”, termo criado pelo humorista Toninho Tornado e que ganhou repercussão nacional quando o vencedor do Big Brother Brasil deste ano, Davi Brito, usou a palavra em uma discussão com outro participante?
A Seara, uma das principais patrocinadoras do reality show, ao ver a repercussão que o caso gerou nas redes sociais, decidiu mudar todos os seus produtos de calabresa para “calabreso” para surfar na onda. Todos que procuraram pela palavra no Google, no entanto, também encontraram posts e conteúdos da empresa sobre o assunto.
Além de ter sido um acerto, a decisão segue uma tendência de peso: segundo reportagem da Exame, o investimento em marketing digital pelas empresas latino-americanas deve crescer 15% ao ano até 2027, quando atingirá US$ 98,9 bilhões, de acordo com uma projeção da UnivDatos Market Insights.
O que mais rolou de interessante nos últimos tempos? Separamos mais alguns cases de sucesso recente e esperamos que sirvam de inspiração para a criação ou definição da estratégia de marketing do seu negócio ainda este ano!
“Acha que eu estou brincando? Quando você estiver comendo sanduíche de mortadela no Mercadão, eu estarei lá”
Se você é fã do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”, baseado na vida do comediante estadunidense Chris Rock, com certeza leu a frase na voz do personagem Julius Rock, interpretado pelo ator Terry Crews. Julius é pai de Chris, e podemos dizer que fez tanto sucesso, ou até mais, que o personagem principal.
Em maio deste ano, Terry Crews esteve em São Paulo e decidiu experimentar o famoso sanduíche de mortadela do bar do Mané, no Mercado Municipal. A presença de uma estrela de cinema internacional no estabelecimento, já seria uma oportunidade de marketing perfeita. Para melhorar, o local tem um desenho do ator em um mural, o que tornou a repercussão da presença dele ainda maior e divertida.
A versão oficial diz que nada foi planejado, que Terry decidiu por conta própria conhecer o Mercadão. Dito isso, a ocasião, às vezes, faz o marketing acontecer. Porém, esse caso não é despretensioso. Os gestores do bar conheciam a fama do personagem no Brasil, tendo como marca registrada sua avareza.
Dessa forma, utilizaram a imagem dele para fazer uma antítese, mostrando que ali a economia de ingredientes nos lanches não costuma acontecer. Logo, o conhecimento do gosto popular por parte dos donos do negócio, proporcionou um momento único e que, com certeza, gerou uma imagem positiva da empresa para a população e para Terry, que voltará ao bar quando visitar São Paulo novamente, pois sabe que ali será muito bem recebido.
Metallica no Metaverso
Recentemente, abordamos em nosso hub de conteúdo o que tinha acontecido com o Metaverso, um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada e hologramas. Apesar de ter saído do foco do mercado e das grandes empresas, jogos de vídeo game tem utilizado deste conceito para fazer campanhas e disponibilizar experiências inéditas para seus jogadores mais assíduos.
Fortnite, um jogo de ação competitiva gratuito, desenvolvido pela Epic Games, anunciou a banda Metallica como atração principal do Fortnite Festival. Além, da principal banda de thrash metal do mundo, outros artistas como Travis Scott e Eminem também vão se apresentar.
Os jogadores terão a oportunidade de acompanhar o show virtualmente, onde cada um dos membros da banda será animado – e também poderão tocar as músicas do Metallica usando diferentes instrumentos no Palco Principal ou no Palco Jam. No total, serão três apresentações.
A banda também fará parte do novo Battle Stage do jogo, que permite que 16 jogadores joguem juntos em um set de quatro músicas.
Além de proporcionar novas experiências para seus fiéis jogadores, os desenvolvedores do Fortnite apostam no alcance do Metallica para atrair novos consumidores. Essa estratégia evidencia o quanto o mundo dos games pode ser rentável para as empresas mesmo que, aparentemente, seu negócio não tenha nada a ver com esse mundo.
Reinventando com Belo
Diz que já é tarde / Que não tem mais jeito / Mas eu não aceito a decisão / (…) Eu sei que o sonho ainda pode acontecer
Se você é fã de pagode, com certeza reconhece esses versos da canção “Reinventar” do cantor Belo, que recentemente se separou após um relacionamento de 16 anos. Por que estamos falando disso? Já vamos explicar!
Segundo o Serasa, 73,42 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência. Pessoas com idades entre 41 e 60 anos representam a maior fatia da população com nome restrito, com 35,1%. Na sequência estão as faixas etárias de 26 a 40 anos (34,0%), acima de 60 anos (18,9%) e os jovens entre 18 e 25 anos (11,9%). O valor médio de cada acordo realizado em janeiro no Serasa Limpa Nome, plataforma de renegociação de dívidas da Serasa, foi de R$ 727,30. No total, foram somados mais de R$ 8,69 bilhões em descontos concedidos no mês.
Visando incentivar as pessoas a salvarem a própria pele, Belo foi contratado para protagonizar uma campanha de Dia dos Namorados para limpar “o nome do ex”. Bom… na verdade, limpar a tatuagem que foi feita em homenagem a um ex-namorado e, ao mesmo tempo, transformar o Serasa em ex também…
De forma bem humorada, a propaganda mostra Belo dizendo que, mais fácil e menos doloroso do que apagar a tatuagem do ex, é limpar o nome com o apoio dos especialistas do Serasa e, dessa forma, ter a possibilidade de nunca mais voltar com o ex, o próprio Serasa.
Negociar com o Serasa é uma forma de se reinventar.
Menção honrosa: KFC e o cliente que nem sempre tem razão
Em certos casos, se manter fiel às bases que consolidaram o seu negócio é a melhor maneira de manter sua credibilidade e confiança. Temos um ótimo exemplo com o KFC.
Não é de hoje que, quando se aproxima o Natal, vários clientes pedem nas redes sociais que a rede ofereça um menu especial com peru, no lugar do frango frito. A empresa, no entanto, não cedeu à pressão e se manteve fiel ao seu core business.
E mais, aproveitou a ocasião, no final de 2023, para tratar da negativa aos consumidores com humor, mostrando que, mesmo quando não adota uma sugestão, está sim ouvindo os fãs do seu cardápio. “Ouvimos vocês, e os ignoramos” diz o vídeo promocional. Quem sabe no ano que vem?
Esses são alguns ótimos exemplos de campanhas publicitárias e estratégias de marketing que tivemos nos últimos tempos.
A competição entre as marcas e a atenção do público estão cada vez mais ferrenhos. Logo, é preciso ser criativo, saber se reinventar e também saber quando não entrar na onda, mesmo que, aparentemente, surfá-la seja a melhor opção.
Caso queira ajuda para começar a elaborar a estratégia de marketing que irá escalonar o seu negócio, a Jahe Marketing está à sua disposição!
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