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Como vender mais investindo menos durante as festas de fim de ano?

Já avistou algum panetone no supermercado? Esse é um dos sinais de que a época comercial mais movimentada do ano está chegando. Pois, junto do panetone e do Papai Noel, vêm chegando também a Black Friday e outros eventos agregados a ela, como a Cyber Monday (segunda-feira seguinte à Black Friday, que geralmente oferece mais uma rodada de descontos).

É fato que as pessoas estão dispostas a gastar mais durante esse período, seja comprando presentes para entes queridos, decorando suas casas para o Natal ou aproveitando promoções de fim de ano.

Em 2023, os dados apontam que a história não será diferente. Na Black Friday, por exemplo, o percentual de consumidores que pretendem fazer compras cresceu em mais de 30 pontos percentuais neste ano, segundo pesquisa da MField: de 43,4% em 2022 para 75,6%.

Outra reportagem, do portal Mercado e Consumo, indica um aumento no consumo dos brasileiros de maneira mais ampla neste ano. Segundo ela, brasileiros com o cartão Elo gastaram 26% a mais nos últimos 12 meses em relação aos 12 meses anteriores.

Se há disposição em gastar, a expectativa de vender mais é obviamente grande. Para muitas companhias, porém, existe também um desafio: nem sempre há uma fatia de orçamento para dar um gás adicional na divulgação das promoções e novidades.

Então, como chamar atenção do público? Por aqui, reunimos as existem estratégias que podem aumentar seu alcance online e ajudar suas vendas daqui até o ano novo sem que sua marca tenha que investir rios de dinheiro em publicidade, parcerias e anúncios patrocinados nas redes sociais. Siga com a gente!

Conheça bem o seu estoque – Ter um bom controle de estoque é fundamental para entender o que de fato vende bem, e o que infelizmente está encalhado. No entanto, até uma mercadoria parada pode se transformar em uma oportunidade de gerar bons negócios, se for oferecida com preços especiais no final de ano, ou como parte de um kit com promoção.

Já para aqueles itens que são super desejados, não há segredo: você precisa ter estoque o suficiente para que toda venda possível seja concretizada. Bom planejamento é a chave para que marca e cliente fiquem felizes.

Crie anúncios criativos – O modo como os produtos são entregues aos clientes influencia diretamente o sucesso das vendas. Isso não significa que você precisa de produções caríssimas. Anúncios criativos falam mais alto. Bancos de imagem bastante acessíveis podem oferecer imagens de alta qualidade. Uma equipe de marketing bem afinada também pode criar vídeos atraentes com poucos recursos, desde que tenham ferramentas e tempo para criá-las.
É por isso que hoje muitas empresas terceirizam esses trabalhos, possibilitando resultados positivos mesmo que a companhia não possua um departamento de marketing.

Comece a conversa – Não espere que um golpe de sorte chame atenção para sua marca ou o tipo de produto que está vendendo. Para influenciar as discussões e criar interações verdadeiras com o seu público, uma alternativa é apostar no inbound marketing. O nome pode parecer complicado, mas a ideia é simples: atrair os clientes em potencial de forma orgânica, sem anúncios intrusivos.

É assim que se constrói autoridade online para atrair seus clientes. É possível criar blogs com conteúdo relevante sobre o seu mercado, vídeos fazendo resenhas sobre itens que estão disponíveis na sua loja, podcasts temáticos ou mostrando o cotidiano da sua equipe.

Esse tipo de atuação também é excelente para tornar-se uma referência no seu mercado. Há de se concordar que o consumidor vai se sentir mais disposto a comprar um produto ou serviço se tiver confiança em quem vende, certo?

Aumente as vendas facilitando a vida do seu cliente – É mais fácil converter uma venda se o seu cliente encontrar as condições de pagamento que cabem no bolso. Por isso, o pagamento por cartão de crédito e débito não pode ser a única opção da sua loja online. Ofereça alternativas como o Pix ou código QR code. Aliás, de acordo com o Sebrae e IBGE, hoje, o Pix é a forma de recebimento mais utilizada por 42% dos empreendedores.

As mídias sociais não podem ficar de fora – Para as vendas de fim de ano e para o ano que vem, é fundamental que sua marca interaja com os clientes nas mídias sociais. Lembre-se de que você não precisa estar em todas elas, mas, sim, atento a seu público naquelas onde estiver. Pode ser somente uma, seja Instagram, Linkedin, Facebook ou TikTok. Mas é necessário participar ativamente, apresentando seus produtos e as histórias que fazem sua marca ser quem é.

Essa ferramenta é importante para, também, construir uma reputação e melhorar o atendimento aos clientes.

Neste artigo no portal da revista Exame, o autor apresenta alguns pontos sobre a importância da consistência na hora de se relacionar com o público e a ideia de que mais do que fechar uma venda logo de cara, é importante “vender melhor, para assim vender por mais tempo, e como consequência, vender mais”. Recomendamos a leitura!

Agora que você já tem uma ideia de como trabalhar sua marca no fim de ano, mãos à obra! Sabemos que o trabalho não é pequeno, mas vender mais investindo pouco é sim uma meta realizável. Se não sabe por onde começar, fale conosco!

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