Fim de ano é tempo de pensar no que deu certo, no que poderia melhorar e como iniciaremos o ano seguinte. Mas, independentemente do setor em que você atua, uma coisa é certa: é cada vez mais importante conhecer bem seu consumidor, seus hábitos e os assuntos que são de interesse dele. E não há melhor maneira de estimular uma conversa com essa audiência do que apostando no marketing de conteúdo.
É ele que continua dando as cartas, principalmente no ambiente online. Uma pesquisa publicada recentemente com 1.500 profissionais de marketing em mais de 40 países aponta que o “marketing de conteúdo” faz parte da estratégia de 97% dos participantes.
O levantamento está em um relatório da SEMrush, plataforma especializada em melhorar o alcance de sites e seus produtos na internet por meio do SEO – sobre o qual já falamos a respeito no hub de conteúdos da Jahe Marketing.
Bom, e já que estamos nesse assunto, não custa lembrar: marketing de conteúdo é todo tipo de estratégia que ofereça informação ou entretenimento relevante para o seu público. Estamos falando de vídeos no YouTube ou TikTok, podcasts, e-books, posts em blogs e o que mais for relevante para sua marca.
Pensando na importância desse tema, separamos cinco tendências do segmento para o próximo ano. Elas devem ser estudadas e revistas na hora de planejar o seu 2023, para que sua marca cresça e apareça! Siga com a gente.
O que acontece depois de colocar um conteúdo incrível no ar? Talvez você não tenha pensado nisso, mas depois de criar e publicar, pense em como atualizar e reutilizar esse conteúdo de qualidade. Sua empresa já investiu e desenvolveu posts, vídeos, animações e campanhas com sucesso? Não deixe que eles caiam no esquecimento. Há sempre espaço para reaproveitar, editar e embalar de forma diferente um material de qualidade. Um dos motivos é que o público na internet é virtualmente infinito.
Se aquele material ainda faz sentido para sua estratégia, não é preciso começar do zero. O que está em um site estático pode se transformar em posts nas redes sociais, ou gráficos interessantes no LinkedIn, se essa for uma rede que faz sentido para sua marca.
Narrativas serão importantes para sempre | É por isso que a técnica do storytelling criou raízes profundas na maneira de se trabalhar uma marca ou um produto. De acordo com especialistas em marketing como o consultor e escritor Giles Lury, esse tipo de prática funciona porque possuímos uma necessidade constante de sermos entretidos. Por isso, além de vender um produto ou serviço, é importante mostrar porque sua marca é diferente, suas origens ou uma história por trás daquele item que você está oferecendo.
É uma maneira de criar vínculos emocionais. Para isso, não é preciso criar narrativas mirabolantes. O que vale mais é a sinceridade, como a conexão pessoal dos empreendedores por trás de um projeto, independentemente da escala – de uma pequena produção caseira de compotas até uma grife de sapatos de luxo.
Os vídeos curtos tão popularizados pelo TikTok, Kwai, os Reels do Instagram e o YouTube Shorts seguirão dominando a internet | Além de serem atrativos para quem não tem tempo ou paciência para textos mais longos ou vídeos mais demorados, eles também são fáceis de compartilhar. E um dos atrativos para as marcas está no fato de que não é preciso investir muito dinheiro, ou ter uma grande infraestrutura.
Vídeos no estilo “perguntas e repostas”, tutoriais e resenhas de usuários – interagindo diretamente com a marca, e comentando um produto – podem se transformar em ferramentas valiosas de divulgação. Não deixe isso de fora do seu planejamento.
Em um relatório divulgado neste mês, o banco de investimentos BofA Securities previu que o aumento do consumo de vídeos curtos será a maior mudança no uso da Internet nos próximos cinco anos. Até 2024, eles representarão mais de 12% do tempo gasto na internet, ante 5,4% no ano passado.
Formatos diferentes oferecem mais ângulos para a audiência | A combinação de posts em blogs com formato em vídeo ou podcasts para ampliar a experiência do cliente com a marca é uma alternativa que ajuda a contar uma história em diferentes formatos.
Reveja quais KPIs são relevantes, ou se continuam a ser importantes para você | Dados continuam a representar uma parte importante da estratégia. Mas talvez os indicadores-chave de performance (KPIs) do seu negócio tenham mudado, principalmente se, nos últimos tempos, o e-commerce virou uma fatia importante do seu faturamento, como aconteceu com tantos negócios.
Nesse cenário, itens como o tráfego em sua página, a taxa de conversão dos clientes, e o número de clientes que abandonam o carrinho online são números para ficar de olho. O essencial é estabelecer esses indicadores, e se for o caso, não ter vergonha de rever a estratégia e redefini-los.
Uma dica: a taxa de clique nos seus anúncios tem se tornado um KPI cada vez mais relevante. Esse dado ajuda a descobrir quão eficientes estão os seus e as palavras-chave que atraem consumidores. Essa taxa é calculada dividindo o número de cliques que os anúncios recebem dividido pela quantidade de vezes que seu anúncio aparece. Então, se o seu anúncio recebe 10 cliques a cada 200 visualizações, o CTR é de 5%.
Mas o que é um bom CTR? Depende do seu ramo de atividade. O Wordstream, plataforma semelhante ao SEMrush, aponta, por exemplo, que no caso de anúncios no Google Ads (propagandas que aparecem em sites de terceiros), uma taxa de 0,5% para serviços ao consumidor é considerada média. No segmento automotivo, o número sobe para 0,6%, e nos imóveis, para 1,08%.
Também vale a pena reforçar que, antes de criar um planejamento mais detalhado para o ano seguinte, é importante fazer um diagnóstico de como está sua marca hoje, sua performance nos canais digitais como e-commerce e as redes sociais e quais são os resultados. É assim que descobrimos o que funciona bem, o que pode ser melhorado e quais objetivos são mais estratégicos daqui para o futuro.
Esperamos que essas dicas ajudem na elaboração de uma estratégia que faça o próximo ano ser incrível para os seus negócios!
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