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Algo fará da Black Friday 2022 uma data ainda mais especial – veja dicas para fazer um golaço na data

A Black Friday se consolidou de vez no calendário brasileiro já há alguns anos. Em 2022, contudo, uma coincidência promete dar à data um tom especial: a Copa do Mundo acontece excepcionalmente no final do ano, entre 20 de novembro e 18 de dezembro. Isso porque as altíssimas temperaturas médias do país-sede desta edição, o Qatar – muitas vezes acima dos 40° no meio do ano – forçaram a organização a postergar a data.

Já a Black Friday 2022 acontecerá no dia 25 de novembro – apenas horas depois do primeiro jogo da seleção brasileira no Mundial, às 16h do dia 24, quando o time estreia contra a Sérvia.

E o que uma coisa tem a ver com a outra? Para o varejo, eventos como a Copa do Mundo são um convite irresistível para criar promoções e atrair um público interessado em trocar a televisão da sala, ou criar um ambiente convidativo para assistir aos jogos com os amigos. Essas duas ideias em conjunto já seriam motivo para que o comércio estivesse com boas expectativas. Mas alguns números corroboram o otimismo.

Uma pesquisa do Google/Ipsos de agosto de 2022 com foco no público brasileiro aponta que cerca de 70% dos entrevistados pretendem comprar nesta Black Friday. Além de ser uma margem considerável, constatou-se um aumento de 16 pontos percentuais em relação ao ano de 2021.

Ainda de acordo com esse levantamento, as cinco categorias mais desejadas, em ordem de prioridade, são calçados, roupas, papelarias, eletrodomésticos e eletroportáteis. Há espaço para que muitos negócios façam boas jogadas na Black Friday da Copa. E esses são apenas os cinco tipos de produtos mais populares!

Mas como em um time bem azeitado, todos na empresa precisam estar alinhados para chegar ao sucesso. Não apenas os profissionais de marketing precisam dar atenção especial ao tema, mas toda a equipe do seu negócio, pois trata-se de uma operação comercial completa, que movimenta estoque, atendimento, logística, caixa e tudo que envolve a operação.

Então, como maximizar a visibilidade da sua marca e atrair mais clientes no ambiente de Black Friday junto à Copa do Mundo?

Um exemplo: reportagem da revista Exame mostrou que o Mercado Livre antecipou ações promocionais, e em outubro já havia iniciado um “aquecimento” da temporada de venda, aproveitando a preparação dos consumidores para a reta final do ano – e a Copa. Uma pesquisa do marketplace apontou que 80% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 2 mil na data.

Aqui, separamos dicas para ajudar os negócios a desenharem suas estratégias para a data de modo a maximizar os ganhos do período. Vamos, time!

O figital entra em campo | Essa temporada será marcada fortemente pela influência do figital (físico+digital) ou phygital se for grafado em inglês, no comportamento dos consumidores.

Se você não está familiarizado com o termo, talvez o exemplo mais famoso desse conceito sejam as lojas Amazon Go, na qual os clientes podem fazer compras como em um supermercado sem caixas para pagamento. Sensores reconhecem os produtos que foram adicionados ao carrinho dos consumidores e, ao sair da loja com os produtos, a compra é registrada no cartão de crédito do cliente – uma espécie de e-commerce invertido.

Mesmo que a ideia pareça uma realidade radical para a maioria dos negócios hoje, a verdade é que não existem limites bem definidos para indicar o que é ou não figital. O termo é utilizado para se referir à oferta da melhor experiência ao consumidor, lançando mão, para tanto, do melhor de cada um dos canais de vendas. E isso é, afinal, tudo o que a Black Friday 2022 deve ser.

Não é difícil imaginar que em um momento no qual muitas pessoas estarão fora de casa, acompanhando jogos com família e amigos, muitas compras serão feitas por aplicativos móveis, nos celulares, dando preferência a locais mais próximos de onde se está.

Ou seja, é impossível falar de varejo figital sem pensar na geolocalização do consumidor e na agilidade na entrega – desde a facilidade de se buscar um eletrônico na loja física ou a rapidez para receber gelo e carvão para o churrasco depois dos jogos (muitos acontecerão do meio para o final da tarde).

Antecipação e prorrogação | Com tantos jogadores em campo, deixar tudo para a última hora não é um bom negócio, principalmente pela antecipação do mercado em relação à data. A Black Friday já há alguns anos também fez surgir a Black Week, e mais recentemente, o Black November. Um mês inteiro de promoções para alguns varejos, principalmente.

Nesse tipo de estratégia, para atrair o consumidor, uma alternativa é aplicar um selo avisando que o preço pago antes da data efetiva da Black Friday se manterá igual ao longo de todo o mês.

Oportunidade de obter novos clientes | O período da Black Friday não é somente uma oportunidade de vender mais, mas também de obter novos clientes, que podem, então, ser fidelizados por uma boa experiência – inclusive para a próxima grande data do calendário, o Natal. Portanto, compreender bem a jornada de compra do seu consumidor é fundamental para melhorar a trajetória até a compra e deixá-lo satisfeito.

Planeje os descontos de forma estratégica | Os consumidores estão procurando descontos que valham a pena. Antes de simplesmente cortar o preço pela metade, contude, avalie seu estoque e descubra quais itens são mais estratégicos para sua promoção. Vale até oferecer um item menos procurado de forma gratuita, ou oferecer cupons de desconto em uma próxima compra.

Criar senso de urgência é válido, mas evite excessos | O público estará mais inclinado a fechar negócio com você durante a Black Friday, se os preços estiverem atraentes. Por isso, não é má ideia chamar atenção para o fato de que os preços continuarão mais baixos somente por um período de tempo, e que é melhor aproveitar as promoções. Esse senso de urgência é válido, e muitas companhias apontam na página dos produtos quantos itens ainda estão disponíveis. Mas evite excessos para o tiro não sair pela culatra, e acabar irritando os consumidores. Muitas mensagens ou abordagens sucessivas podem cansar os clientes potenciais.

Não deixe de acompanhar a concorrência | Acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo em datas-chave do calendário é importante. Isso não quer dizer que você vai copiá-los, mas entender que tipo de abordagem o mercado está usando. Visite as lojas, navegue nos sites, simule uma compra, conheça o atendimento. Conhecer os pontos fortes das outras lojas pode ajudar você a identificar os seus (e o que precisa ser melhorado).

Aprenda com o passado | Uma estratégia bem-sucedida em anos anteriores não significa que não há nada que possa evoluir, certo? Em um mercado que mudou muito nos últimos anos por conta da digitalização e os efeitos da pandemia, é natural que seu negócio tenha transformado muitos processos em pouco tempo. Por isso, cheque os indicadores para entender o que pode ser feito melhor, ou simplesmente abandonado por não funcionar. Plataformas de CRM ou de mídia programática costumam gerar insights valiosos. As redes sociais também.

Preciso adotar todas essas práticas para que meu negócio se saia melhor na Black Friday? Não!

Mais importante do que aplicar uma lista de medidas e esperar o resultado chegar é adotar uma estratégia que faça sentido para o seu negócio. Sabemos que entender por onde começar e qual tática combina melhor com o seu negócio pode ser um desafio extra.

Hoje, contudo, é possível contratar assessorias de marketing que oferecem soluções para objetivos específicos destinadas a empresas de diversos tamanhos e áreas de atuação. Fale com a Jahe Marketing para saber mais!

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