Você conhece a cena: em uma conversa com os amigos e familiares, surge uma dúvida sobre um fato ou informação. E nós apostamos que o que vem a seguir é a seguinte frase: “Dá um Google aí!”. Utilizar a ferramenta de busca se tornou uma ação tão cotidiana e natural quanto respirar.
O site Conversion, aliás, uniu 49 estatísticas que comprovam como o Google está intrínseco em nossas vidas. Por exemplo: ele é responsável por mais de 90% das pesquisas na web em todo o mundo – 99% no Brasil. Mais de 50% das buscas no Google resultam em cliques em um dos três primeiros resultados. E ele detém mais de 70% do mercado de pesquisa paga em todo o mundo. Há quem diga que em time que está ganhando não se mexe, mas… tudo isso vai mudar!
Em maio de 2024, o Google anunciou o AI Overview, sua própria ferramenta de inteligência artificial. De acordo com a empresa, a grande mudança será a personalização das respostas às pesquisas. Ou seja, quando o buscador recebe uma consulta, não fornecerá links de textos, vídeos, redes sociais ou mapas — ela dará uma resposta direta. Dessa forma, o Google afirma que o usuário não precisará fazer a curadoria dos resultados da pesquisa, pois ele já fará isso e entregará a melhor resposta.
Em termos de marketing, isso muda o campo de jogo e colocará as empresas em uma nova corrida por atenção e audiência. Isso porque o papel da empresa na web, como distribuidor e monetizador de atenção, é massivo – e, portanto, qualquer alteração em seu mecanismo de busca tem consequências nas estratégias de empresas e indivíduos. A caixa de busca é uma das principais interfaces por meio das quais as pessoas interagem com a internet, seus computadores e seus telefones.
Vamos dar um exemplo: você acabou de mudar de bairro e está procurando uma academia nova para treinar. Você vai no buscador do Google e diz “10 melhores opções de academias no [complete com o seu bairro] e perto da minha casa”. Ao invés de vários links gerados automaticamente e ranqueados a partir de palavras-chave, ou de um mapa confuso com vários pontos marcados, você receberá uma lista completa e organizada – numa ordem definida pela AI Overview.
A ferramenta já está integrada ao buscador do Google nos Estados Unidos e, até o final de 2024, chegará a bilhões de pessoas em todo mundo.
Se tudo seguir o script planejado pelo Google, os usuários investirão menos tempo nas pesquisas do dia a dia, pois os sumários criados por inteligência artificial e alimentados pela vastidão de dados do buscador têm o potencial de simplificar processos e oferecer respostas mais precisas.
Se você chegou até aqui, sua cabeça deve estar fervendo com ideias e questionamentos. Por um lado, todos somos usuários e ter nossa vida facilitada é ótimo. Mas, para empreendedores e empresas, o desafio fica ainda maior.
O Investnews levantou alguns questionamentos que, acreditamos, devem ter passado pela sua mente enquanto lia o artigo.
- Como produzir conteúdo que seja encontrável na internet e seja usado nas respostas da AI Overview?
- O que vai acontecer com essa estrutura toda uma vez que a AI Overview deve diminuir drasticamente as taxas de cliques, a rolagem das telas, as pesquisas feitas em múltiplas fontes?
- Isso significa que as propagandas serão menos vistas, menos clicadas?
- E em relação ao próprio Google? O modelo de negócios do buscador é bem conhecido: fazer um leilão dos primeiros resultados das pesquisas. Aparece mais quem paga mais. Isso vai acabar? Ou o Google vai incorporar resultados patrocinados aos resumos personalizados feitos pela inteligência artificial?
Ainda não sabemos as respostas para essas perguntas, já que será preciso acompanhar o desenvolvimento e utilização da nova ferramenta para entender como as peças deste quebra-cabeça voltarão a se encaixar.
O que sabemos é que a competição entre as marcas e a atenção do público estão cada vez mais ferrenhos. Logo, é preciso ser criativo, saber se adequar às mudanças do mercado e aos hábitos de consumo das pessoas para elaborar as melhores estratégias para alavancar seu negócio.
Transformações no mercado podem gerar medo e ansiedade mas também abrem um leque de possibilidades para escalar o seu negócio! E você pode contar com a Jahe Marketing para acompanhar o seu negócio em todo esse processo. Fale com a gente!
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