Compartilhe

A Inteligência Artificial e o futuro dos negócios: insights do AI DAY 2024 – StartSe

Ainda que sua implementação esteja no início, a Inteligência Artificial está no radar de muitos negócios no Brasil e no mundo. E isso se justifica: a tecnologia tem o potencial de revolucionar processos, elevar a eficiência das operações e tornar a atuação dos trabalhadores mais estratégica. Para conferir as últimas tendências sobre o tema, a Jahe Marketing esteve no evento AI DAY 2024 – StartSe, em São Paulo, que explorou a evolução da Inteligência Artificial e teve grandes executivos brasileiros entre seus palestrantes.

Confira agora os principais insights captados pela Jahe Marketing no evento!

  • “IA agêntica”

O CEO da empresa de tecnologia Zup, André Palma, ministrou palestra sobre a IA agêntica (Agentic AI, em inglês), uma das principais tendências de tecnologia para o próximo ano, de acordo com relatório da Gartner.

O termo se refere a sistemas de IA (ou agentes) que podem tomar decisões, executar tarefas e adaptar ações diante de mudanças. Em resumo, ela permite que o sistema tenha um fluxo de trabalho autônomo, baseado em metas e objetivos, em vez de executar uma simples tarefa.

Uma das formas de colocar os agentes dentro da sua empresa, segundo Palma, é por meio da Plataforma Stackspot AI, responsável pela orquestração dos agentes virtuais, responsabilidade e incentivo à criação, inovação e compartilhamento. Com os agentes posicionados, é possível gerenciar e aplicar políticas que garantam o uso responsável da IA, e explicar como os sistemas de IA funcionam.

De acordo com ele, porém, para dar este próximo passo, é necessário investir na educação dos colaboradores e em sua formação “AI first”, ou seja, com a inteligência artificial em primeiro lugar. Desse modo, a mudança geraria uma cultura de mais conhecimento, estudo e responsabilidade.

  • Integração da IA com a Microsoft

Ricardo Wagner, ex-diretor da Microsoft, fez uma apresentação sobre o Copilot, o assistente de IA lançado no último ano pela companhia.

Entre as possibilidades trazidas pela ferramenta, está a integração com Outlook para respostas de e-mails de um jeito ágil, transcrições de reuniões no aplicativo Teams, além de realizar agendamento de reuniões e mandar os convites aos envolvidos. O Copilot também pode ser utilizado no Excel para obter mais análises dos dados.

Os agentes de IA já assimilam comandos ao sistema do PPT e também possuem uma proposta de conteúdo com base no que precisa ser feito, utilizando os templates da empresa e/ou apresentando uma proposta adequada na apresentação e configuração.

Para Wagner, a Inteligência Artificial deve ser tratada como oportunidade de receita e não como despesa. Um exemplo simples que o executivo cita é a análise de contratos jurídicos, apontando erros e necessidades de ajustes, o que economiza tempo e dinheiro de todas as partes envolvidas.

“A IA já chegou e se consolidou entre nós. A computação híbrida combina diferentes mecanismos de computação, armazenamento e rede para resolver problemas computacionais”, acredita o especialista.

Dentre os benefícios para sua empresa, destacamos os ambientes de inovação altamente eficientes, rápidos e transformadores. Aliado a isso, a IA conta com um desempenho além dos limites tecnológicos atuais, permitindo que negócios autônomos sejam impulsionados por níveis mais altos de automação e ampliação capacidade humana, permitindo personalização em tempo real e em escala.

  • Atenção à questões de segurança

As inovações tecnológicas trazem um mundo de possibilidades. Porém, questões de segurança cibernética, que envolvem a proteção de informações estratégicas da sua empresa, dados pessoais e de seus clientes, devem ser uma das prioridades para que a credibilidade do seu negócio seja indiscutível.

A Inteligência Artificial ainda não está regulamentada, logo, usá-la de forma desestruturada e sem o conhecimento dos consumidores, parceiros e fornecedores, pode trazer dores de cabeça.

Em sua palestra Seis passos para tornar o seu negócio competitivo na era da IA, Marcelo Braga, CEO da IBM, destacou a Inteligência Artificial como a oportunidade da década. Segundo o executivo, “10% das empresas hoje já usam IA, ou seja, 90% precisam aderir à IA para atingir o poder da transformação e ter a possibilidade de acessar uma fonte de riqueza incomparável.”

Confira os seis passos que Braga considera indispensáveis para que os empreendedores sejam competitivos atualmente:

– Os times precisam continuar aprendendo;
– O cliente espera ser surpreendido;
– A expertise sempre ganha da opinião;
– Os melhores líderes são aqueles que lutam com os seus times;
– As pessoas têm que estar no centro do progresso;
– Atalhos são inimigos a longo prazo.

O aprendizado constante da empresa, seus gestores e equipe, aliado à responsabilidade com a segurança, contribuem para a inovação, uma melhor eficiência de suas operações e, por fim, sua expansão.

Você sabe qual é a melhor plataforma de Inteligência Artificial para o seu negócio?

Ainda não? Então, venha tomar um café com a equipe de especialistas da Jahe Marketing e vamos, ainda este ano, agilizar o desenvolvimento de todo o potencial da sua empresa!

× Como posso te ajudar?